Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Setembro de 2008. Número 07.

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.

LEITURAS

  Elói Pietá. Revirando a história de Guarulhos. São Paulo: Editora Cajá, sem data. 146 p.

A cidade de Guarulhos ganhou notoriedade na mesma época e pelos mesmos motivos que o ABC paulista: a luta de seus trabalhadores. Assim, Elói Pietá se debruçou na história da cidade, agora contada sob o ponto de vista do povo. Jornais e arquivos deram base para sua “história vista de baixo”. Emir Sader afirmou que o livro de Pietá resgata os direitos de cidadania de seus habitantes pela radiografia real da vida.

  Verena Alberti e Amilcar Araújo Pereira (orgs.). Histórias do movimento negro no Brasil – Depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Pallas/CPDOC-FGV, 2007.

Este livro é resultado de uma pesquisa desenvolvida entre 2003 e 2007 no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, com objetivo de formar um banco de entrevistas com lideranças do movimento negro no Brasil a partir das décadas de 1970 e 1980 em todas as regiões do país.

Além da trajetória do movimento, que inclui a entrevista com o Diretor da Fundação Perseu Abramo Flávio Jorge Rodrigues da Silva, o livro aborda questões atuais como as políticas de ação afirmativa e o reconhecimento da propriedade de terras de quilombos.

Amilcar Araújo Pereira, um dos organizadores do livro, também é autor do artigo “O ‘Atlântico Negro’ e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil: memória e identidade”, publicado em Perseu, número UM.

  Emir Sader (coord). Governo Lula, decifrando o enigma. São Paulo: Viramundo, 2004. 190 p.

A publicação conta com textos de César Benjamin, Éder Sader, Laura Soares e Rafael Gentili e tem como objetivo fornecer informações e substrato teórico para leitores de diversos setores sociais oferecendo um acompanhamento das políticas governamentais do governo Lula nos seus primeiros meses. Dividido em quatro partes: “Políticas e Movimentos Sociais”, “Política Nacional”, “Política Internacional” e “Política Econômica” aborda os mais variados assuntos desde a política do FMI e o Fome Zero à autonomia do Banco Central e mesmo as tensões internas do Partido dos Trabalhadores. Os textos estão disponíveis na página da web (www.outrobrasil.net) e fazem parte de um projeto que leva o mesmo nome patrocinado pelo Instituto Rosa Luxemburgo e desenvolvido pelo Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.


Marco Antonio Mondaini de Souza. Da esquerda revolucionária pré-64 ao PT: continuidades e rupturas. Dissertação de Mestrado, FFLCH/USP, 1995.

Resumo: “A redemocratização da sociedade brasileira no final dos anos setenta e início dos anos oitenta trouxe consigo um fenômeno histórico inegavelmente novo – novidade esta que integra os campos do social e do político num mesmo processo constitutivo: ante os tradicionais partidos políticos situados à esquerda e à direita, que marcaram presença na história política nacional em sua fase republicana, surge o Partido dos Trabalhadores (PT).Existe, todavia, dois posicionamentos extremos em relação a essa novidade que acabam por descaracteriza-la completamente retirando-lhe toda a sua riquíssima historicidade. Por um lado, a postura conservadora que observa no PT nada mais do que “o último Partido Comunista do Mundo” (a idéia do PT como pura continuidade da tradição). Por outro lado, a perspectiva radical que vê no PT “o início de tudo a partir de uma terra arrasada” (a idéia do PT como ruptura e mudança). Se os adeptos do primeiro ponto de vista cerram os olhos frente ao caráter inovador do PT, os defensores do último levam-no a um extremo inaceitável. O equívoco específico de conservadores e radicais define-se, respectivamente, na ignorância frente ao novo e na incompreensão diante daquilo que permanece.A pesquisa buscou compreender as continuidades e rupturas existentes em alguns projetos revolucionários de esquerda pré-1964 e o ideário petista de transformação social. Assim, virão à tona as suas diferenças e semelhanças no que tange ao relacionamento travado com as experiências e partidos socialistas internacionais e com os movimentos sociais, à visão construída de Estado, sociedade, revolução, socialismo, democracia e pluralismo; e à implementação de políticas públicas.”

OBJETIVA DO CENTRO

(Lurdinha Rodrigues/ Acervo CSBH)

Militantes acompanham comício de Lula no Pará no início da campanha persidencial de 1989

(João Roberto Ripper/Acervo CSBH)

CSBH em Notas - nº 07 (setembro de 2008)


Close de Lula discursando em São Paulo
(01/01/1989)

(Doação de Sérgio Canova /Acervo CSBH)
CSBH em Notas - nº 07 (setembro de 2008)

Vista aérea da expressão: “PT LULA” em plantação de soja no Rio Grande do Sul (1989)

(J. C. D´Almeida/Acervo CSBH)

CSBH em Notas - nº 07 (setembro de 2008)

Material de campanha de Lula próximo a barreira de soldados

MEMÓRIA COLETIVA

Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!

Dessa vez, queremos saber: em que ocasião e quem estava nesta reunião com Fidel Castro?

As pistas devem ser enviadas ao endereço:

[email protected]

CSBH em Notas - nº 07 (setembro de 2008)Expediente


Edição e Redação: Gláucia Fraccaro e Carlos Menegozzo
Equipe do CSBH:
Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Cleudenice Machado Pólvoa, Dainis Karepovs, Gláucia Fraccaro, Mário Fernandes Ramires, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva, Vinícius Ghizini, Wellington Lopes Goés.