CSBH em Notas – nº 05 (julho de 2008)
Centro Sérgio Buarque de Holanda. Julho de 2008. Número 05.
CSBH EM NOTAS
|
Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
|
Margaret E. Keck. PT: A lógica da diferença. O Partido dos Trabalhadores na construção da democracia brasileira. São Paulo: Editora Ática, 1991. 360 p.
A compreensão dos movimentos que confluíram para a formação do Partido dos Trabalhadores estiveram, desde a década de 70, ligados à reflexão da historiadora Margaret E. Keck. Este estudo, que aborda desde a transição democrática até a campanha presidencial de 1989, analisa a singularidade deste partido tendo em vista suas relações com as instituições políticas e com os movimentos sociais, sem que haja recusa à qualquer uma dessas frentes de luta.
Entre os temas levantados para discutir a “anomalia” que a consolidação do Partido dos Trabalhadores representava dentro do quadro partidário brasileiro estão o processo de redemocratização do Brasil, as divisões internas do PT e as disputas eleitorais enfrentadas por este.
Esta edição apresenta ainda um caderno fotográfico com o registro de importantes momentos da trajetória do Partido dos Trabalhadores.
Luis Bilbao. PT Brasil: Una respuesta latinoamericano al desafio imperialista. Argentina: Busqueda, 1990. 122 p.
Aborda de modo panorâmico a trajetória do PT desde sua fundação até as eleições de 1989. Destaca, particularmente, a evolução e o perfil dos movimentos de oposição à ditadura que confluíram para a formação do PT no final dos anos 1970, no contexto de crise do regime de exceção; a participação do PT na campanha de 1989; além das eventuais relações existentes entre a ascensão da esquerda observada no Brasil em fins dos anos 1980 e os embates políticos em curso no Uruguai e em El Salvador.
Jorge Ferreira e Daniel Aarão Reis. Revolução e democracia (1964…). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 712 p.
Esse é o terceiro volume da coleção “As esquerdas no Brasil” organizada por Jorge Ferreira e Daniel Aarão Reis que pretende registrar a história das esquerdas no Brasil durante todo o período republicano. Participam da empreitada professores que atuam em universidades e em centros de pesquisa de reconhecimento nacional.
Revolução e democracia explora os anos que se seguiram a 1964 e aborda o processo de radicalização política das décadas de 1960 e 1970 que incentivou importantes setores das esquerdas a recorrer às armas com objetivo de implantar o socialismo, como também, nas décadas posteriores, a reorientação no sentido de valorizar a democracia e os direitos da cidadania.
Neste volume encontra-se publicado "O Partido dos Trabalhadores: trajetórias, metamorfoses e perspectivas", texto no qual Daniel Aarão Reis aborda a história do Partido dos Trabalhadores desde sua gênese até as eleições de 2006.
Léo Voigt. A formação do Partido dos Trabalhadores – Esboço de reconstrução histórica. Dissertação de Mestrado, UFRS, 1990. 293 p.
Trata-se de um estudo da gênese do PT que envolveu um esforço de "retorno histórico" da origem dos três segmentos fundamentais que constituíram o partido no final dos anos 1970: os grupos da Igreja Católica, os sindicatos e a esquerda organizada. Assim, o autor se dedicou a compreender a heterogeneidade dos grupos que se voltaram ao mesmo projeto de partido e como foi possível estabelecer, no quadro em questão, uma forte identidade política e a unidade partidária. Para Voigt, o PT é a grande novidade histórica da república brasileira e tem um papel muito importante para a construção de um país com justiça social e democracia plena.
OBJETIVA DO CENTRO
|
A seqüência de imagens que segue pertence à coleção do jornal Em Tempo. A seleção abaixo revela a América Latina em franca agitação por liberdade.
(Hector Rensonnet/Em Tempo)
(João R. Martins/ Em Tempo)
Homem caminha em frente à pichação nas ruas de Buenos Aires, em janeiro de 1976, pouco antes do golpe militar.
MEMÓRIA COLETIVA
|
Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!
Queremos saber: Quem está no palanque junto com Lula no comício da campanha eleitoral de 1989, na Praça da Sé em São Paulo?
Qualquer pista pode ser enviada ao endereço:
Expediente
Edição e Redação: Gláucia Fraccaro e Carlos Menegozzo |