CSBH em Notas nº 03
Centro Sérgio Buarque de Holanda. Maio de 2008. Número 03.
CSBH EM NOTAS
|
LEITURAS
|
Maria Francisca Pinheiro Coelho.
José Genoino – Escolha Políticas. São Paulo: Centauro Editora, 2007. 508 p
Escrever uma biografia de José Genonio Neto foi um projeto que começou em 1997 para Maria Francisca Pinheiro Coelho. O resultado foi, nas palvras dela, “uma biografia política, na qual a história pessoal e opções políticas se articulam”. Às entrevistas foram somados outros documentos que compõem a narrativa: processos judiciários, interrogatórios, discursos e projetos de lei de autoria de Genoino. A trajetória do deputado é contada desde a infância em Quixeramobim, passa pelo Araguaia e alcança a atuação no Parlamento até 2005. A própria autora reconhece que se trata de um livro incompleto. Fernando Portela diz mais sobre o biografado: “Ele não é de deixar livro de biografia em paz”.
Gianpaolo Baiocchi (org.).
Radicals in power: The Worker’s Party and experiments in urban democracy in Brazil.
[Radicais no poder: O Partido dos Trabalhadores e as experiências de democracia urbana no Brasil]. Londres: Zed Books, 2003.
Wladimir Pomar.
Quase lá – Lula, o susto das elites. São Paulo: Editora Brasil Urgente, 1990. 125 p
Resumo: “Este trabalho recupera a articulação da proposta do Partido dos Trabalhadores nos anos de 1978, 1979, 1980. Em 1978 a proposta partidária foi lançada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, um mês após a realização das primeiras greves naquela cidade. Em 1980, também no período imediatamente posterior ao movimento grevista na cidade, ocorre a formalização do partido no cenário nacional com a aprovação do primeiro programa. A experiência grevista, proibida por lei, ao enfrentar o regime militar durante três anos, atraiu diversos outros setores da sociedade que se manifestavam em solidariedade. Tal experiência permitiu à direção da greve ser o centro gravitacional de uma nova proposta partidária que atrairá diferentes setores da esquerda brasileira.O movimento pelo novo partido contaria com sindicalistas que se indispunham com a estrutura sindical oficial, com diversos agrupamentos da esquerda clandestina que ainda se recuperavam das experiências de 1968; com intelectuais e setores da esquerda do MDB, o partido oficial da oposição e, ainda, com setores da Igreja Católica.A origem do partido revela uma ruptura no padrão tradicional de organização politica do país. No entanto, a combinação destes elementos díspares marcará as indefinições programáticas do PT e a conservação de algumas polêmicas que lhe antecedem.”
OBJETIVA DO CENTRO
|
(Gláucia Fraccaro)
Componentes da mesa (da esq. para dir): Salvador Pires (1º), Hélio da Costa (2º), Francisco Barbosa (4º), Gilson Menezes (5º) e José Venâncio de Souza Luz (6º)
(Gláucia Fraccaro)
Platéia acompanha o debate no auditório da Geografia da USP
___________________________________________________________
(Irineu)
Trabalhadores em Assembléia no I Conclat
(1983)
(Sem autor/Em tempo)
Passeata contra a carestia de vida ao centro de São Paulo
(1978)
(Sem autor/Em tempo)
Pátio lotado no Colégio Arquidiocesano, em lançamento do abaixo-assinado contra o custo de vida
(1978)
MEMÓRIA COLETIVA
|
Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!
Queremos saber: Qual o evento e quem aparece na foto em questão ?
Qualquer pista pode ser enviada ao endereço:
Expediente
Edição e Redação: Gláucia Fraccaro e Vinícius Ghizini |