Primeiros volumes da coleção são dedicados a Evaldo Cabral de Mello, Boris Fausto e Silviano Santiago. Próximos livros serão sobre Leonardo Boff, Chico Buarque e Maria da Conceição Tavares.

A coleção Intelectuais do Brasil, da Editora da UFMG e da Editora Fundação Perseu Abramo, será lançada no dia 9 de abril no Anfiteatro da Faculdade de História da USP.

Está programada uma mesa-redonda sobre processos de criação com a participação de Boris Fausto, cientista político e historiador, Ângela de Castro Gomes, organizadora do livro sobre Boris Fausto, Heloisa Starling, vice-reitora da UFMG, Marcos Francisco Napolitano, vice-chefe do Departamento de História da FFLCH-USP, Ricardo de Azevedo, presidente da Fundação Perseu Abramo e diretor da Editora Fundação Perseu Abramo e Sérgio Adorno, professor titular em Sociologia da FFLCH-USP.

A coleção Intelectuais do Brasil é dirigida por Wander Melo Miranda, Nilmário Miranda, Heloísa Starling e Juarez Guimarães e se inicia com o lançamento de livros sobre Evaldo Cabral de Mello Neto (coordenado por Lilia Schwarcz), Boris Fausto (coordenado por Ângela Castro Gomes) e Silviano Santiago (coordenado por Eneida leal Cunha). Os próximos livros previstos serão sobre Leonardo Boff, Chico Buarque e Maria da Conceição Tavares.

Os primeiros volumes

Evaldo Cabral de Mello (Recife, 1936) é historiador. Doutor por notório saber pela Universidade de São Paulo, notabilizou-se pela interpretação inovadora da história colonial de Pernambuco e da tradição regionalista, em livros como A fronda dos mazombos: nobres contra mascates, 1666-1715, de 1995, e O negócio do Brasil: Portugal, os Países Baixos e o Nordeste, 1641-1669, lançado em 1998.

Boris Fausto – historiador e cientista político paulistano, nascido em 1930, escreveu, entre outros, A Revolução de 30 – historiografia e história, publicado pela primeira vez em 1970 e tido como um clássico por trazer uma nova visão dos fatos envolvendo a Revolução de 30. Fausto também ficou conhecido pelos livros Trabalho Urbano e Conflito Social e Crime e Cotidiano.

Silviano Santiago – mineiro, nascido em Formiga (1936), o escritor e crítico literário é três vezes ganhador do prêmio Jabuti. Ficou conhecido tanto por textos originais de ficção (entre outros, os romances Em Liberdade e Stella Manhattan, e o livro de contos homoeróticos Keith Jarret no Blue Note), como por inovadoras incursões pela crítica literária; dos seus livros de ensaio, destacam-se Uma literatura nos trópicos, Nas malhas da letra e o recente O cosmopolitismo do pobre.

Lançamento da Coleção Intelectuais do Brasil
Mesa com Boris Fausto, Sérgio Adorno, Ricardo de Azevedo, Heloísa Starling, Ângela de Castro Gomes e Marcos Francisco Napolitano.
Dia: 9 de abril, a partir das 19:00
Local: anfiteatro da Faculdade de História da USP.

Mais informações: 5571.4299 – ramal 113