A inteligência pública de um país constitui um fundamento de seu patrimônio cultural.

No dia 25 de março será lançada a coleção Intelectuais do Brasil, organizada e editada pela Editora da UFMG e pela Editora Fundação Perseu Abramo, com uma mesa redonda que contará com a participação dos três primeiros intelectuais enfocados: Evaldo Cabral, Boris Fausto e Silviano Santiago. O livro sobre Evaldo Cabral de Mello Neto foi coordenado por Lilia Schwarcz; o de Boris Fausto, por Ângela Castro Gomes e o de Silviano Santiago, por Eneida Leal Cunha. Os próximos livros previstos serão sobre Leonardo Boff, Chico Buarque e Maria da Conceição Tavares.

A coleção, dirigida por Wander Melo Miranda, Nilmário Miranda, Heloísa Starling, Juarez Guimarães e Flamarion Maués, pretende a cada volume estabelecer um diálogo sistemático, crítico e pluralista com um autor da geração de intelectuais brasileiros que formaram, em grande medida a partir do pós 1964, uma obra de interpretação do país.

Intelectuais do Brasil pretende, assim, contribuir para superar uma grave lacuna da consciência brasileira contemporânea. Já há um acervo considerável de estudos e reflexões sobre os chamados pensadores clássicos do Brasil no século XX, aqueles que fundaram as narrativas de nossa origem, identidade e destino nacional como, por exemplo, os Modernistas de 1922, Caio Prado Júnior e Sérgio Buarque de Holanda, Oliveira Vianna e Raymundo Faoro, Gilberto Freyre e Celso Furtado, Antonio Candido e Florestan Fernandes. Mas carecemos de uma série sistemática de estudos e reflexões sobre os autores e criadores que vieram depois.

Intelectuais do Brasil pretende publicar uma série de livros dedicados àqueles autores ainda em atividade que formaram, ao longo das últimas décadas, uma obra de pensamento ou de criação. Cada livro, coordenado por um intelectual qualificado, trará ensaios críticos sobre a riqueza e o limite, as convergências e os antagonismos, as continuidades e rupturas, de cada autor estudado. Este, então, dialogará com este material crítico sobre sua obra.

A coleção Intelectuais do Brasil procurará sempre combinar pluralismo de idéias com um alcance interdisciplinar, consciente de que a variação de perspectivas e de métodos de leituras, como também uma visão de totalidade das dimensões da vida brasileira, é fundamento para a reflexão crítica. Pretende, deste modo, ir estabelecendo as linhas que organizam o rico dissenso da cultura democrática brasileira contemporânea.

Intelectuais do Brasil, embora privilegie as obras de pensamento, que hoje comparecem com centralidade nos currículos universitários, abrigará também o estudo das obras dos grandes criadores da arte brasileira contemporânea que iluminam a sensibilidade, a imaginação e a compreensão do Brasil. Procurará ter, entre seus autores e criadores estudados, entre os organizadores de livros, estudiosos de todas as regiões do Brasil, fugindo à replicação de assimetrias e marginalizações que concentram ou monopolizam a vida intelectual.

Se cumprir estes objetivos, Intelectuais do Brasil, estará certamente prestando valiosa contribuição à qualidade intelectual de nossa vida democrática.

Serviço:

Lançamento da coleção Intelectuais do Brasil em Belo Horizonte
Mesa redonda com os intelectuais Silviano Santiago, Boris Fausto e Evaldo Cabral.

Data: 25/3/2008, terça-feira
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Auditório da Reitoria da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha)
Informações: 31 – 3409.4656

Lançamento da coleção Intelectuais do Brasil em São Paulo
Data: 9/4/2008, quarta-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Anfiteatro do Departamento de História da USP
Informações: 11 – 5571.4299 – ramal 113