Ciclo de debates discute 90 anos da Revolução Russa
Atividade promovida pelo PT ocorre entre 22 e 25 de outubro
A Secretaria Nacional de Formação Política (SNFP) do PT, com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), realizará entre os dias 22 e 25 de outubro um ciclo de debates sobre a Revolução Russa de 1917.
No ano em que a Revolução Russa completa seu 90º aniversário, segundo a SNFP, para o PT é fundamental uma reflexão profunda sobre essa experiência, principalmente para um partido socialista, que segue acreditando que os grandes problemas da humanidade só serão solucionados por uma outra forma de organização da sociedade, superior ao capitalismo.
Na fundação do PT e ao longo dos 27 anos de existência do partido, “as melhores tradições da esquerda revolucionária, anarquista, trabalhista, cristã, socialista e comunista estiveram sempre presentes e a Revolução Russa de 1917 é parte importante dessa tradição”. Apesar de a União Soviética, criada em 1923, não existir mais, as questões, problemas e lições postas por esta experiência histórica para a esquerda mundial permanecem atuais.
De acordo com a SNFP, os debates em torno do tema pretendem apresentar “as diversas leituras da esquerda acerca dos aspectos sociais, políticos e econômicos envolvidos naquele evento histórico, bem como a respeito da atualidade do projeto pelo qual lutaram os trabalhadores e as trabalhadoras daquele país”.
Os debates serão realizados das 19h00 às 22h30, na Sede Nacional do PT, em São Paulo.
Programação dos debates:
Dia 22/10 – Por que acabou a URSS?
Debatedores: Breno Altman, Vladimir Palmeira, Valério Arcary
Dia 23/10 – É possível combinar socialismo e democracia?
Debatedores: José Reinaldo, Ricardo Azevedo, Valter Pomar
Dia 24/10 – O desenvolvimento não-capitalista é viável?
Debatedores: Wladimir Pomar, Markus Sokol, Gilberto Maringoni
Dia 25/10 – As idéias socialistas continuam atuais?
Debatedores: Marco Aurélio Garcia, Lincoln Secco, Luis Favre