“História, cinema e sindicalismo” é o primeiro debate do ciclo “A propósito” – 27/9
O Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, promove no dia 27/9, quinta-feira, às 18 hs, o debate História, cinema e sindicalismo, primeiro evento do ciclo “A propósito”. Será abordado o protagonismo do movimento sindical, especialmente do chamado “ABC paulista”, na cena política brasileira a partir dos últimos anos da década de 1970 e a sua influência sobre a vida intelectual do país. Ao reunir num único debate esse protagonismo, as perspectivas da história e a obra de João Batista de Andrade, pretende-se conhecer melhor o contexto e o “espírito de época” que mudariam para sempre a vida política do Brasil.
Com o ciclo, o Centro Sérgio Buarque de Holanda procura contribuir para a reflexão a partir do diálogo entre aqueles que se preocupam em pensar a história recente do Brasil, especialmente a da esquerda e a do Partido dos Trabalhadores, tendo em vista a sua preservação e a sua difusão.
Os lugares na platéia são limitados, por isso é necessário inscrever-se pelo telefone 5571-4299, ramal 152, das 9 às 17 horas.
Os debatedores
Hélio da Costa – Mestre em História Social pela Unicamp e Coordenador Pedagógico da Escola Sindical São Paulo-CUT. Foi metalúrgico de 1973 a 1980 na cidade de São Bernardo, onde participou das greves de 1979 e 1980 como militante sindical. Autor do livro Em Busca da Memória – Comissões de fábrica, partido e sindicato no pós-guerra (1995).
João Batista de Andrade – Cineasta e Escritor. É doutor em Comunicações pela USP e ex-Secretário da Cultura do Estado de SP, autor de uma vasta obra cinematográfica que envolve documentários como Greve!, Migrantes, Liberdade de Imprensa e Vlado – 30 anos depois, além de filmes para TV exibidos na Rede Globo e na TV Cultura, como Caso Norte e Wilsinho Galiléia e longas-metragens dos quais os mais conhecidos são Doramundo, O Homem que Virou Suco e O País dos Tenentes.
Renata Fortes – Mestre em História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema Documentário e da Fotografia. É documentarista e estudiosa da obra de João Batista de Andrade.
Serviço
Local: Fundação Perseu Abramo
Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana.
5571-4299, Ramal 152.
informações: [email protected]