São Paulo, 07 de maio de 2007

À Sra.
Zilah Wendel Abramo
Presidente do Conselho Curador
da Fundação Perseu Abramo.

Sra. Presidente,
Sras. e Srs. Conselheiros,

A vida me levou para muitos lugares. Para alguns por escolha, para muitos à minha própria revelia. A clandestinidade, a luta de resistência contra a ditadura militar, os anos de cárcere, a poesia que garantiu minha sobrevivência moral à brutalidade da tortura, o retorno à liberdade, a reorganização dos movimentos sociais, a aventura prodigiosa da construção do Partido dos Trabalhadores. Em algumas dessas frentes de luta fui chamado a cumprir tarefas de coordenação e representação. Estou seguro que em nenhuma delas foi tão gratificante como na Fundação Perseu Abramo. Procurei cumpri-las de acordo com os critérios que orientam minha vida. Sem ambições maiores que servir aos trabalhadores do meu país e à idéias socialistas que encarnei desde a juventude.

Passados dez anos de convivência na construção e consolidação desse instrumento indispensável para o PT e para as esquerdas brasileiras – a Fundação Perseu Abramo – que procurei honrar como militante e como presidente, recebo o convite para assumir uma tarefa no governo do Presidente Lula, no Ministério do Meio Ambiente.

Depois de ouvir os companheiros da Diretoria da Fundação, dirigentes do Partido e companheiros militantes de movimentos sociais que marcaram a trajetória de minha vida, tomei a decisão de aceitar o convite da Ministra Marina Silva para compor sua equipe.

Em decorrência dessa decisão apresento formalmente minha renúncia ao posto de Presidente da Fundação Perseu Abramo com a convicção de ter cumprido, dentro dos meus limites, para sua construção e consolidação como instrumento de elaboração e diálogo com o pensamento das esquerdas do Brasil e do mundo, e com o desejo de continuar contribuindo com esse trabalho indispensável para a afirmação das concepções socialistas e democráticas no nosso país.

Agradeço os anos de convivência, a cultura de pluralidade e diálogo que moldamos ao longo desses dez anos e o carinho que recebi de cada um.

Atenciosamente, subscrevo-me

Hamilton Pereira da Silva

`