Companheiros,

Nas origens, o PT era um grande Partido Ético e de esquerda.

Duvida-se hoje, em virtude de algumas ações de significado complexo, que ele continue fiel a essa origem. Entretanto sabemos que muitos de nossos companheiros acreditam na refundação do Partido como forma de consolidar aquela posição. Com base nisto estamos buscando um debate interno amplo que discuta aquela questão ligada à do Socialismo. Usar a experiência da opção pelas reformas, pela criação de uma ampla base coligada, pela manutenção do aparato burocrático, pela solução eleitoral, pela formação de um amplo apoio eleitoral das massas, pode nos conduzir à refundação, se abrir-mos um amplo debate, no próximo Congresso, sobre todas as questões postas pela experiência de oposição seguida da conquista do poder, orientando o conteúdo em direção ao Socialismo.

Aliás essa conquista empreendida pelo PT e pelo companheiro Lula, mostrou a oportunidade histórica de tomar consciência da importância de refundar o PT assumindo a proposta vitoriosa de usar a máquina eleitoral através de um amplo apoio popular haurido nas ruas, nas assembléias e nos círculos.

O PT precisa compreender o seu destino à luz dos problemas brasileiros vinculados a uma estratégia Socialista. Longe de enterrar o passado precisamos despertar a consciência histórica para que possamos fazer no presente a construção de um futuro coerente com a vocação histórica do povo brasileiro.

Unir os trabalhadores em torno da bandeira Socialista é a missão do PT.

*Alexandre Duarte é sociólogo
*Artigo enviado em 15 de abril de 2007
`