Definidos os critérios para Curso de Relações Internacionais
Cinquenta vagas serão oferecidas no I Curso de Relações Internacionais que a Fundação Perseu Abramo e a Secretaria de Relações Internacionais do PT promovem com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, da Alemanha, de 15 a 30 de julho, em São Paulo. Este é um piloto. Se for bem sucedido, poderá ser realizado todos os anos. Podem participar os interessados que tiverem formação política geral e conhecimento básico geral sobre a área internacional, que permitam acompanhar o curso; atuação na área internacional ou compromisso de, após o curso, atuar na área internacional. Se houver mais de 50 interessados que atendam a estes critérios, haverá seleção. E ela buscará garantir que a composição final da turma expresse a diversidade regional, étnica e de gênero do Brasil.
O objetivo do curso é oferecer aos participantes uma noção da história e da política dos principais países, dos tratados e instituições internacionais, das lutas de resistência e dos diversos fóruns criados pelos movimentos sociais e os partidos políticos. E na América Latina e caribenha, em especial, a eleição de diversos governos progressistas apontam na busca de alternativas para o neoliberalismo.
Entre os temas a serem abordados estão: Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia, Oriente Médio, África, América Latina e caribenha, Brasil, e outros. E as aulas serão ministradas por professores/as como Ana Maria Stuart, Beluce Bellucci, Breno Altman, Daniel Aarão Reis Filho, Emir Sader, Fátima Mello, Gustavo Codas, Igor Fuser, José Reinaldo Carvalho, Kjeld Jakobsen, Luís Fernandes, Marco Aurélio Garcia, Michael Löwy, Paulo Fagundes Vizentini, Ricardo de Azevedo, Roberto Regalado, Teotônio dos Santos, Valter Pomar, e Vladimir Pomar.
O prazo para se inscrever é 31 de março. Faça o download e imprima a ficha de inscrição, que deve ser encaminhada, devidamente preenchida, por correio convencional ao Diretório Nacional: Rua Silveira Martins, 132 – Centro – São Paulo/SP – CEP 01019-000