O resultado das eleições trouxe surpresas. A bancada federal praticamente se mantém e deverá ser a segunda maior; o governo estadual foi conquistado em 1° turno na Bahia, por Jacques Wagner, numa derrota histórica sobre o “carlismo”, assim como em Sergipe, por Marcelo Déda, Acre, por Binho Marques e Piauí, por Wllington Dias; o 2° turno será disputado por petistas no Rio Grande do Sul e no Pará. E na votação para presidente da República, apesar dos 46.661.741 de votos obtidos, Lula vai disputar o 2° turno com Alckmin.

Até a tarde desta segunda-feira, dia 2/10, segundo levantamento do Diap, as maiores bancadas na Câmara dos Deputados serão as do PMDB, com 89 deputados, o PT, com 83, o PSDB e o PFL, ambos com 65 e o PP, com 42.

Durante o 2° turno, a Fundação Perseu Abramo manterá o espaço dedicado ao acompanhamento da evolução das pesquisas eleitorais divulgadas pelos principais institutos de pesquisa do país. Os resultados são apresentados pela contagem total do país e também pela divisão por estados da Federação e podem ser consultados na página do Núcleo de Opinião Pública, no portal da FPA.

`