19/9, quinta-feira, às 19h, na Palavraria Livraria Café

Na próxima terça-feira, dia 19, às 19 horas, será lançado o livro Bolsa Familia: Avanços, limites e possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil (Editora Fundação Perseu Abramo), de Marco Aurélio Weissheimer, na Palavraria Livraria Café (rua Vasco da Gama, 165).

O livro faz um apanhado geral sobre o programa Bolsa família e mostra como ele mudou a vida de milhões de brasileiros que não tinham o que comer. Também são apresentados os limites do programa, as dificuldades para sua implementação e a direção a seguir num próximo governo.

Weissheimer apresenta os dados de pesquisa realizada com 4.000 beneficiários do programa pelo Núcleo de Pesquisas Sociais da Universidade Federal Fluminense em fevereiro deste ano em todo o país. Mais de mil afirmaram que sua relação com a comunidade mudou, tanto no relacionamento como na obtenção de crédito no comércio local.

Esse resultado remete a duas direções, segundo os pesquisadores responsáveis pela consulta, encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social: cria possibilidade de redes de socialibilidade para essas famílias e contribui para a auto-estima dos núcleos familiares. Este último dado seria fundamental para a construção de estratégias voltadas à saída da situação de pobreza extrema.

Uma das maneiras como esta mudança de tratamento se manifestou foi na maior facilidade de crédito com os comerciantes locais. Cerca de um terço dos entrevistados (33,1%) respondeu que o crédito da família com os comerciantes do bairro melhorou após o ingresso no Bolsa Família. Esta facilidade de crédito, segundo a pesquisa, tende a viabilizar possibilidades concretas de melhoria da qualidade de vida das famílias, apesar das inúmeras limitações impostas pela condição de pobreza.

O livro chega às livrarias nesta semana e custa R$ 15,00.
Pode ser aquirido na loja virtual da Editora Fundação Perseu Abramo

`