Marilena Chaui, Wanderley Guilherme dos Santos, João Pedro Stedile e Juarez Guimarães debatem a crise política e os rumos do PT.Com um debate entre a filósofa Marilena Chaui, o economista João Pedro Stedile e os cientistas políticos Wanderley Guilherme dos Santos e Juarez Guimarães, será lançado no dia 19 de junho, segunda-feira, o livro “Leituras da crise: Diálogos sobre o PT, a democracia brasileira e o socialismo”, da Editora Fundação Perseu Abramo. Será a oportunidade de debater algumas idéias expostas por eles no livro.

Este livro reúne entrevistas com Marilena Chaui, Leonardo Boff, João Pedro Stedile e Wanderley Guilherme dos Santos, com reflexões profundas e agudas sobre a crise política e ética das instituições brasileiras, e colabora para o entendimento das causas, dos interesses e dos significados desses acontecimentos, para além de uma visão parcial e instrumental.

Os diálogos e entrevistas que compõem este livro constituem, em seu pluralismo de razões, talvez a melhor reflexão pública que se produziu sobre a crise vivida pela democracia brasileira em 2005 e os caminhos para superá-la.

No campo da filosofia, Marilena Chaui busca fundamentos de uma ética da política, refletindo sobre as raízes da crise do espaço público no Brasil. Wanderley Guilherme dos Santos interpreta a crise pelo aspecto da ciência política, como expressão de uma campanha de desestabilização do governo Lula, trazendo reflexões sobre o papel da mídia, o financiamento privado de campanhas eleitorais e a dinâmica do sistema partidário brasileiro. A partir da lógica dos movimentos sociais, João Pedro Stedile analisa a crise através de um balanço do governo Lula e dos tempos longos da história brasileira. O diálogo com Leonardo Boff caminha para o campo da teologia da libertação, refletindo sobre a reconstrução das energias e perspectivas da transformação.

São quatro pontos de vista que convergem para uma síntese possível, contrária à instrumentalização midiática da crise, que pretende cortar pela raiz esta reflexão.

O valor da obra está em alavancar a esperança na capacidade do povo em realizar, através da democracia, as profundas e urgentes transformações do país. Além das entrevistas, Leituras da Crise traz ainda importantes documentos: artigos de Marilena Chaui e Wanderley Guilherme dos Santos, além da “Carta ao povo brasileiro” e da “Carta da Terra”.

Sobre o lançamento

Dia e horário: 19 de junho – 19h
Local: Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo – Rua Genebra, 25 – ao lado da Câmara Municipal
Mais informações: Flamarion Maués – 011 – 8326.0181

Sobre o livro
Leituras da Crise – Diálogos sobre o PT, a democracia brasileira e o socialismo
Autores: Marilena Chaui, Leonardo Boff, João Pedro Stedile e Wanderley Guilherme dos Santos – Entrevistados por Juarez Guimarães
Preço: R$ 20,00
Número de páginas: 256
ISBN: 857643024X
Editora Fundação Perseu Abramo

 

`