Transmitido ao vivo pela tevêFPA, o debate “Juventude e Sucessão Rural” acontece no dia 8 de agosto, às 10h, na sede da FPA

As Fundações Friedrich Ebert e Perseu Abramo realizam no dia 8 de agosto (segunda-feira), às 10h, a sexta sessão do Ciclo de Debates Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural, que tratará do tema Juventude e Sucessão Rural. O debate será transmitido ao vivo pela tevêFPA.

A atividade contará com as intervenções iniciais da economista e ex-assessora de Juventude do Ministério do Desenvolvimento Agrário Luiza Dulci, Elisa Guaraná, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mazé Morais, da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Paulo Henrique, do Movimento Sem Terra (MST). Também participam do debate lideranças de movimentos sociais e sindicais, acadêmicos e ativistas da questão agrária no Brasil.

A juventude, além de uma categoria que representa identidades sociais, é também uma forma de classificação social fortemente marcada pelas relações de hierarquia e, ao mesmo tempo em que tem que lidar com a invisibilidade nos espaços decisórios do rural, deve também disputar espaços e pautas para superar essa visão preconceituosa que identifica o rural como residual, atrasado e sem papel no desenvolvimento nacional.

Os interessados  devem confirmar sua participação até dia 02 de agosto pelo e-mail [email protected].

FPA e FES realizam debate sobre juventude camponesa

O ciclo

A persistência das crises econômica e ambiental tem exigido que os diversos povos repensem os padrões de produção e consumo, estimulando uma retomada – em novas bases – do debate sobre o desenvolvimento das nações. O reconhecimento dos efeitos das mudanças climáticas tem pressionado os países a assumirem novos compromissos internacionais e a criarem as condições para o desenvolvimento sustentável, abarcando ao mesmo tempo as dimensões econômica, social e ambiental.

Pensando em contribuir com a pauta que este contexto impõe, FPA e FES decidiram promover o ciclo de debates Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural, que enfrenta o desafio de pensar a transformação do meio rural brasileiro em um espaço de qualidade de vida e de produção sustentável, integrado e parte ativa da construção de uma nação mais justa e mais democrática.

As sessões ocorrem na sede da Fundação Perseu Abramo com um público fixo presencial, formado por representantes de movimentos sociais, organizações não governamentais, acadêmicos e outros convidados. Todos os debates têm transmissão ao vivo pela tevêFPA.

Serviço

Ciclo de Debates Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural  
6a Sessão: Juventude e Sucessão Rural
Data: 8 de agosto de 2016, segunda-feira, das 10h às 13h 
Local: Fundação Perseu Abramo, Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana, São Paulo – SP