Brasil é um dos países com maior retorno à escolarização (diferença entre salários de pessoas com e sem ensino superior)
Ano 4 – nº 329 – 11 de julho de 2016
Políticas de expansão do ensino superior de Lula e Dilma democratizam acesso
Artigo de Raquel Rangel de Meireles Guimarães, Gilvan Ramalho Guedes e Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto discute que as políticas de expansão do acesso ao ensino superior, tais como Prouni e Reuni, nos anos 2000, relaxou a associação entre background socioeconômico e chances de entrada nesse nível, em especial no caso das metrópoles brasileiras e com grandes implicações no aumento da possibilidade de mobilidade social.
Segundo os autores, o Brasil é um dos países com maior retorno à escolarização, (embora o mesmo esteja caindo): por exemplo, o diferencial de salários entre uma pessoa com ensino superior e uma sem ensino superior, no Brasil, é relativamente alto e maior que em vários países do mundo, algo diretamente relacionado à nossa altíssima desigualdade social.
Os autores apontam, no entanto, a necessidade de estudar não só a entrada no ensino superior, mas a permanência e conclusão, que também está relacionada a componentes socioeconômicos.
Para ler mais:
DE ONDE VIM E ATÉ ONDE VOU: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA E ENTRADA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.