Teoria e Debate: Carta de despedida aos brasileiros e aos direitos conquistados
Carta ao Povo Brasileiro, Por um Brasil Justo e Democrático e O Futuro Está na Retomada das Mudanças distinguem-se pelo conteúdo
Diante da mais grave recessão desde os anos 1930, o debate econômico transcorre sob a longa sombra da Carta ao Povo Brasileiro. Silenciosamente, esse fato subjaz à formulação de alternativas, tolhendo ou mutilando as propostas que pretendem tirar a economia brasileira do atoleiro.
Parte de sua plataforma em 2002, a Carta comprometeu o governo Lula quanto ao uso do arsenal jurídico, e do peso político da Presidência. Ela significou a renúncia antecipada de qualquer tentativa de redefinição de contratos e de reformulação do marco institucional herdado de Fernando Henrique Cardoso.
Vitoriosos, os compromissos constantes na Carta conformam um pacto interclassista que, por quase uma década e meia, delimitou as prerrogativas de políticas e de gestão econômicas no Brasil. Mesmo assim, por dentro de seus limites e aproveitando o cenário externo favorável, foi possível a Lula promover um inédito processo de distribuição de renda e inclusão social. Leia mais na Teoria e Debate.