Mesa redonda debaterá a ação das direitas no Brasil
No dia 29, a partir das 9h, a FPA realiza a mesa redonda “As direitas e o golpe no Brasil”. A atividade será transmitida ao vivo
A Fundação Perseu Abramo (FPA) realiza, no dia 29 de abril, mesa redonda “As direitas e o golpe no Brasil”. A atividade será transmitida ao vivo pela tevêFPA.
Das 9 às 13 horas, o evento contará com as participações de Iole Ilíada, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo, Sebastião Velasco, organizador do livro Direita, volver!, Valter Pomar, historiador, professor da Universidade Federal do ABC, Laura Capriglione, jornalista, integrante dos Jornalistas Livres, e os argentinos Homero Rodolfo Saltalamacchia, cientistas político, professor Universidade Nacional Três de Fevereiro, e Ernesto Bohoslavsky, historiador, professor Universidade Nacional de General Sarmiento.
Com esta atividade, a FPA pretende que convidados e convidadas possam contribuir com temas como a direita e poder econômico; direitas e Forças Armadas; o corte regional na configuração da direita; a formação de uma (sub) intelectualidade de direita; direita e juventude; a direita na América do Sul, com ênfase no caso argentino.
Direita Volver, o livro
O livro Direita, Volver! O retorno da direita e o ciclo político brasileiro foi lançado no dia 4 de abril, em Porto Alegre, com um debate realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul.
Participaram da mesa de abertura Joaquim Soriano, diretor da Fundação Perseu Abramo, e Sebastião Velasco e Cruz, que é um dos organizadores do livro, além dos deputados estaduais Estela Farias (PT-RS) e Jeferson Fernandes (PT-RS) e da vereadora de Porto Alegre Sofia Cavedon.
A publicação traz a análise de dezoito autores com o objetivo de contribuir com o debate atual e alertar sobre os perigos para a democracia e para os avanços sociais recentes em toda a região latino-americana. O debate está disponível no canal do Youtube da tevêFPA.