Brasil ainda precisa lidar a desigualdade social. Em 2012, 1% da população brasileira detinha em torno de 26% da renda
Ano 4 – nº 300 – 18 de abril de 2016
Investida liberal e a luta contra a desigualdade
Em um momento de investida liberal, que coloca em risco a manutenção dos direitos conquistados nos anos 2000 ou até mesmo na era Vargas, é importante que se tenha em mente que o Brasil ainda precisa lidar com um de seus maiores problemas: a desigualdade social. Tal desigualdade na distribuição da riqueza e da renda está relacionada também à desigualdade no acesso aos direitos sociais.
Gráfico abaixo, retirado de artigo de Marcelo Medeiros, mostra a relação entre a porcentagem da população e a concentração de renda a partir das declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física. Percebe-se que, em 2012, 1% da população brasileira detinha em torno de 26% da renda do Brasil.
Segundo o autor, a concentração de renda entre os mais ricos é, de acordo com os dados tributários, substancialmente maior do que a estimada pelos levantamentos domiciliares (PNADs, POF e Censos), sem que tenha havido tendência de queda nos últimos anos.
Assim, em um contexto de ajuste fiscal e de ataque liberal ao combate à desigualdade e ao provimento de direitos sociais, a bandeira da redução da desigualdade em suas diversas formas precisa ser defendida, pois se mostra como um dos maiores problemas do Brasil.
Para ler mais:
Política econômica ortodoxa e a nova rodada de supressão de direitos leia mais
A política social brasileira em tempos de crise: na rota de um modelo social liberal privado? leia mais
Desigualdade: 10% concentram 52% da renda no país leia mais
Tributação e distribuição da renda no Brasil: novas evidências a partir das declarações tributárias das pessoas físicas leia mais
O Topo da Distribuição de Renda no Brasil: Primeiras Estimativas com Dados Tributários e Comparação com Pesquisas Domiciliares (2006-2012) leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.