Brasil hoje se encontra fora do mapa da fome da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)
Ano 4 – nº 298 – 13 de abril de 2016
FAO: Brasil é exemplo de políticas de combate à fome
Nessa semana de fatos decisivos, é importante relembrar e trazer novos elementos que mostram os avanços obtidos pelo Brasil nos últimos anos, reconhecidos por organizações internacionais.
É fato conhecido que o Brasil hoje se encontra fora do mapa da fome da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o que significa que menos de 5% da população brasileira padece deste mal. Recentemente, esta mesma organização lançou uma publicação para discutir as principais políticas e ações brasileiras adotadas pelo Brasil nos últimos anos para atingir tal objetivo.
Já no prólogo do documento, a organização defende que a erradicação da fome e a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais têm rendido ao Brasil amplo reconhecimento internacional, que gera grande interesse pelas bem-sucedidas políticas públicas brasileiras de segurança alimentar e nutricional, como o Programa Fome Zero, o Programa Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Assim, o Brasil tem sido convidado a compartilhar suas experiências com outros países da América Latina e Caribe e da África.
O relatório afirma que o combate à fome no Brasil só foi possível pela decisão política de promover o crescimento econômico com distribuição de renda e o desenvolvimento de políticas públicas com grande impacto, “com impressionantes resultados alcançados na redução das desigualdades e da pobreza, que são objeto de amplo reconhecimento internacional”. Segundo o relatório, a redução da pobreza e das desigualdades não é uma decorrência natural do crescimento econômico, mas demanda uma forte ação do Estado capaz de redefinir prioridades, inovar na gestão pública e sintonizar a política econômica e a política social.
Entre as experiências brasileiras de sucesso estão o fortalecimento da agricultura familiar e políticas públicas específicas para atender as principais demandas dessas famílias, como a criação de linhas de créditos ou ainda a necessidade de empoderamento das mulheres rurais, que vem ocorrendo através do registro civil dessas mulheres e de suas propriedades, criação de organismos governamentais específicos e da administração por parte das mulheres dos recursos recebidos de programas sociais.
Dado o “programa de governo” do PMDB divulgado no fim do ano passado (Ponte para o Futuro) e sua visão da necessidade de cortes de programas sociais, está em jogo nesta semana não só o mandato da presidenta Dilma, mas a continuidade de programas sociais como os elogiados pela FAO e de tão grande importância para o país.
Para ler mais:
Superação da fome e da pobreza rural: iniciativas brasileiras leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora, não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.