Nota mostra uma grande evolução dos níveis de renda e oferta de serviços de saúde durante a década de 2000
Ano 4 – nº 284 – 11 de março de 2016
Saúde e desenvolvimento no Brasil recente
Nota técnica do grupo “Região e Redes” analisa como as melhorias ocorridas no país no começo do século XXI se expressam no território nacional segundo perfis socioeconômicos e de oferta e complexidade de serviços de saúde. Os anos de referência foram 2000 e 2014.
A nota mostra uma grande evolução dos níveis de renda e oferta de serviços de saúde durante a década de 2000: entre os anos de referência, observa-se a diminuição expressiva do número de regiões e da população situada no agrupamento 1 (baixo desenvolvimento socioeconômico e baixa oferta de serviços de saúde), como mostra o quadro abaixo, retirado da publicação. É significativo também o crescimento do número de regiões de saúde mais desenvolvidas em condições socioeconômicas e em oferta/complexidade de serviços de saúde (agrupamentos 4 e 5).
Distribuição das regiões de saúde segundo tipologia
As mudanças apontadas podem ser explicadas pela melhora do nível de renda das famílias brasileiras, a maior oferta de médicos e o aumento da medicina suplementar no período do estudo.
Segundo os autores, a melhoria é indicativa de como a combinação entre política social e econômica pode ser um caminho novo para a questão do desenvolvimento (elevação da produção econômica com geração de bem-estar). No entanto, os autores apontam que a elevação de beneficiários da medicina suplementar e de médicos respondem por grande parte das mudanças observadas em relação à oferta/complexidade do sistema de saúde em várias regiões do país.
Para ler mais:
Quanto o Brasil mudou I: Observações a partir das regiões de saúde nos anos 2000 e 2014 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.