IBC-Br apresentou queda de 0,52% na comparação com novembro, em sua décima queda mensal consecutiva
Ano 4 – nº 354 – 18 de fevereiro de 2016
ECONOMIA NACIONAL
IBC-Br confirma recessão de 4,08% em 2016: Os dados do IBC-Br divulgados esta manhã pelo Banco Central confirmaram a expectativa de uma recessão próxima a 4% no ano de 2015. O IBC-Br, um cálculo do BACEN que costuma servir como prévia do PIB oficial (divulgado pelo IBGE), apresentou queda de 0,52% na comparação com novembro, fazendo com que o quarto trimestre tenha apresentado queda de 1,87% em relação ao trimestre anterior. Essa é a décima queda mensal consecutiva do IBC-Br, que apontou tanto uma forte retração no setor industrial (-8,3%) quanto no varejo (-4,3%), atingindo o até então crescente setor de serviços (-3,6%).
Comentário: A retração continuada da economia brasileira é sem dúvida o fator de maior preocupação do governo e da sociedade nos dias atuais. Até o ano passado, vigorava o discurso ortodoxo do então ministro Joaquim Levy, que apostava que um forte ajuste fiscal, juntamente com a mudança de outros preços centrais da economia (como câmbio e juros), seria capaz de recuperar a confiança empresarial e fazer o país voltar a crescer ainda em 2015. No entanto, o efeito deste conjunto de “choques” se mostrou bastante negativo, aprofundando a recessão, aumentando a inflação (devido tanto a desvalorização cambial, quanto ao aumento conjunto de diversos preços administrados), elevando o desemprego e deteriorando a situação fiscal do governo. Diante do absoluto fracasso da “estratégia Levy”, eleitoralmente defendida pelos adversários do governo nas eleições de 2014, parece que o governo decidiu concentrar seus esforços na criação de “pontes” de saída para crise, apostando em reformas fiscais de médio/longo prazo (como a reforma da previdência, regras de aumento dos gastos públicos e mudanças tributárias) somadas a um conjunto com medidas de estimulo econômico de curto prazo, particularmente o aumento do crédito utilizando os bancos públicos. O resultado destas e de outras medidas que venham a ser anunciadas ainda é bastante incerto, restando apenas a certeza de que estatisticamente, o PIB brasileiro já apresentará uma queda de 2% em 2016 caso repita o nível de produção verificado em dezembro de 2015 ao longo do ano (fato conhecido como “carregamento estatístico&rdquo. Diante desta queda anunciada, apenas uma retomada rápida do crescimento, prometida inicialmente para o segundo semestre do ano, poderá evitar que o 2016 termine com uma recessão próxima a verificada em 2015, o que faria com que o desemprego se ampliasse e a crise econômica, inicialmente pensada como algo passageiro, se tornasse uma verdadeira e prolongada recessão.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IBC-Br/Brasil
09h
BC
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.