Mestrado Profissionalizante inicia duas novas turmas em São Paulo
Aula inaugural foi ministrada pelo presidente da FPA, Marcio Pochmann, e teve presença da diretora da Flacso Salete Valesan
As aulas da terceira e quarta turmas do Mestrado Profissionalizante Estado, Governo e Políticas Públicas, oferecido pela Fundação Perseu Abramo (FPA), em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), começaram na última sexta-feira (12/02), em São Paulo, com a participação de 60 novos alunos. Com o tema A centralidade das políticas públicas para a construção de um projeto de país, a aula inaugural contou com a presença do presidente da FPA, Marcio Pochmann, e da diretora da Flacso Salete Valesan.
O presidente da FPA, Marcio Pochman, destacou que os cursos da Fundação refletem um esforço coletivo de promoção do conhecimento engajado e aplicado à transformação do Brasil. E explicou que este esforço de formação de quadros se desenvolve em quatro módulos: o primeiro voltado à atualização e formação de gestores das prefeituras; o segundo à difusão do conhecimento, para quem não possui ensino superior completo, por meio de plataformas online; o terceiro se refere a uma linha de especialização em política públicas, realizada em parceria com universidades brasileiras; e o mestrado. “Neste quarto módulo temos a satisfação contar com pessoas envolvidas com o projeto de romper os limites da formação acadêmica no Brasil, inclusive com a cultura da elitização”, disse.
Pochmann afirmou que o programa de formação é compatível com o esforço para romper com o elitismo. “Apesar dos esforços dos governos petistas para ampliar o acesso às universidades, o Brasil ainda permanece profundamente elitista. Saímos de menos de 5% da população de 18 a 24 anos matriculada em universidades para menos de 14%. Foi certamente um avanço considerável em tão curto espaço de tempo, mas ainda inexpressivo. É inadmissível imaginar uma sociedade do século XXI, que cada vez mais se diz uma sociedade do conhecimento, não ter universalizado o acesso ao ensino superior”.
A diretora da Flacso Salete Valesan acredita que se trata de um mestrado desafiador, especialmente por conta das pessoas que se dispõem a participar desta proposta e a fazer o curso. “Compreendo que tando a Flacso quanto a FPA têm missão de trazer para o nosso país a formação de gestores públicos pensando em um processo de nação. Por isso devemos desenvolver um programa que faça diferença para a gestão pública, seja ela dentro dos espaços públicos, da União, de estados e municípios, ou dentro das organização sociais que atuem nas políticas públicas e sociais”, afirmou.
Essa é justamente a expectativa da pedagoga e aluna Maria Celeste, que atualmente atua na Prefeitura de Canoas. “Além de me qualificar para a militância partidária, espero sobretudo adquirir conhecimentos para incidir de forma mais acentuada nas gestões públicas dos municípios brasileiros. Por meio da formação, a Fundação pode contribuir com novas possibilidades de gestões municipais, que sejam voltadas às necessidades da população”, disse.
Já integrante da Executiva Nacional do PT, Vivian Farias, acredita que os cursos promovidos pela Fundação têm contribuído ativamente para que surjam vozes mais qualificadas dentro do Partido dos Trabalhadores. “Nossa base social clama por esse aperfeiçoamento, e a Fundação tem dado um verdadeiro show de bola nestes cursos. Já fui usuária do curso de pós-graduação e posso dizer que é uma ótima experiência para melhorar nossa intervenção nos governos e nos movimentos sociais. Minha expectativa é aprender mais para ser um instrumento na transformação social”, afirmou.
Segundo o coordenador executivo do curso, William Nozaki, o terceiro ano de funcionamento do mestrado consagra a parceria com a Flacso. “A primeira turma já está realizando trabalhos de conclusão, que vão ser defendidos nos próximos meses, a segunda turma caminha nas disciplinas e agora recebemos os alunos de duas novas turmas desta importante iniciativa de formação política para os quadros do PT”, disse.
O curso, realizado presencialmente por meio de aulas mensais ministradas na cidade de São Paulo, compreende um conjunto de disciplinas e atividades de pesquisa que exploram a trajetória do capitalismo mundial e da formação do país, além de temas particularmente determinantes na desigualdade de classe.
veja aqui a galeria de fotos do evento:
http://novo.fpabramo.org.br/content/abertura-das-turmas-3-e-4-do-curso-de-mestrado-12022016-fotos-por-marcio-de-marco