Vendas de novembro cresceram e apresentaram o melhor resultado desde novembro de 2014
head>
Ano 4 – nº 344 – 13 de janeiro de 2016
ECONOMIA NACIONAL
Vendas no varejo surpreendem e crescem 1,5% em novembro: As vendas no comércio varejista brasileiro apresentaram crescimento de 1,5% entre os meses de outubro e novembro do ano passado, surpreendendo a maior parte dos analistas de mercado que previam uma queda de cerca de 1% no volume de vendas. Com destaque para a venda de móveis e eletrodomésticos (6,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,1%), as vendas de novembro cresceram e apresentaram o melhor resultado desde novembro de 2014. O varejo ampliado, que inclui vendas de automóveis, motos, partes e peças, apresentou crescimento de 0,5%, resultado superior a novembro de 2014. No acumulado de doze meses, no entanto, os dados permanecem negativos: as vendas no varejo caíram 3,5%, sendo 4% considerando apenas os meses de 2015; já o varejo ampliado apresentou queda de 7,8% no acumulado de doze meses, sendo 8,4% no acumulado do ano de 2015. A receita do varejo cresceu 2,3% na comparação mensal e 3,6% no acumulado de doze meses.
Comentário: O crescimento do varejo em novembro surpreendeu os analistas, mas não pode ser considerado uma tendência para os meses vindouros. Um dos fatores que podem ter influenciado positivamente as vendas no mês é a realização e popularização da “black friday”, que acaba por antecipar uma parte das compras de natal. Além disso, o aumento do comércio eletrônico também contribuiu para essa antecipação, o que ajuda a explicar o crescimento das vendas em alguns segmentos. De uma maneira geral, porém, a tendência de queda no comércio varejista ao longo do ano é detectável em quase todos os segmentos pesquisados, evidenciando os efeitos negativos da recessão e da retração da renda e do crédito. O consumo das famílias, que tem peso importante no cálculo do PIB e vinha segurando o crescimento brasileiro no campo positivo, reverteu sua tendência de crescimento em 2015, ao mesmo tempo que o desemprego foi ampliado e o rendimento real do trabalho caiu. Neste cenário, as famílias que perderam emprego e renda são obrigadas a reduzirem seus gastos, enquanto as famílias que ainda possuem emprego buscam poupar diante da perspectiva negativa do futuro da economia. Sendo assim, a recuperação do consumo das famílias não é um fator autônomo, mas dependente da retomada do crescimento e da confiança na economia brasileira. Atualmente, essa retomada de crescimento se tornou o foco do governo, que aposta tanto no setor externo quanto na ampliação das concessões para servirem como fatores autônomos que alavancarão o crescimento econômico do país a partir de 2016. O sucesso desta aposta depende de vários fatores, dentre eles a superação da crise política que paralisa o país desde meados de 2015.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
Vendas no Varejo/Brasil
9h
IBGE
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.