Alana Moraes e Jean Tible participam do programa EntrevistaFPA
Luciana Mandelli conversa com autores de Cartografias da Emergência: Novas Lutas no Brasil
Cartografias da Emergência: Novas Lutas no Brasil, foi organizado por Alana Moraes, Bruno Tarin e Jean Tible, e editado pela Fundação Friedrich Ebert (FES). A publicação é composta por entrevistas com lideranças, pensadores, estudiosos e militantes de movimentos novos ou movimentos que não tão novos, mas agora em pauta.
Para apresentar os resultados e debater o futuro, no dia 30 de novembro, a partir das 14h30, a tevêFPA irá transmitir o debate-lançamento do Cartografias da Emergência. Luciana Mandelli, diretora da Fundação Perseu Abramo (FPA), irá entrevistar dois dos organizadores do Cartografias da Emergência, Alana Moraes e Jean Tible.
E segundo relato deles na publicação, “ao entrevistar pessoas e coletivos que expressam algumas das novas lutas políticas na última década no Brasil, tentamos aqui esboçar uma “cartografia da emergência”. Intuímos que a marcha das vadias, a UNEAFRO, as lutas indígenas Tupinambá do Sul da Bahia, as intersecções entre cultura e política do Norte Comum, o coco de Mãe Beth de Oxum e o Grupo Saravá são alguns dos casos – digamos – paradigmáticos de uma nova geração política”.
Esta é uma cartografia de novos movimentos, um mapa de emergências e aberturas de possíveis. Testemunhos e reflexões que nos levam a repensar os cânones da política. Constatamos mais e mais que o fazer político não pode fazer abstração dos modos de vida. Lutar é também produzir novas formas de subjetivação para esses tempos de achatamento e aniquilação das diferenças.
Serviço
EntrevistaFPA com Jean Tible e Alana Moraes
Lançamento do livro Cartografias da Emergência: Novas Lutas no Brasil
Dia 30 de novembro
Transmissão ao vivo pela tevêFPA