O panorama mostrado pelo boletim do Ipea, a partir dos dados da Pnad Contínua, se mostra preocupante para o ano de 2015

FPA Informa - Política Social 236

FPA Informa - Política Social 236
Ano 3 – nº 236 – 30 de outubro de 2015

Ipea: deterioração dos índices do mercado de trabalho

Boletim Mercado de trabalho: conjuntura e análise n°59, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), lançado nesta semana, analisa dados recentes do mercado de trabalho brasileiro.

O panorama mostrado pelo boletim do Ipea, a partir dos dados da Pnad Contínua, se mostra preocupante para o ano de 2015, pois tanto a taxa de desemprego quanto a taxa de informalidade registram crescimentos expressivos no primeiro semestre de 2015.

O gráfico abaixo mostra a evolução da taxa de desocupação no Brasil e percebe-se que, em curto espaço de tempo, houve um grande aumento da mesma, invertendo o movimento de queda contínua dos últimos anos.

Taxa de desocupação em % – Brasil, 2012 a 2015
FPA Informa - Política Social 236

Também, o boletim mostra que a informalidade tem aumentado no ano de 2015 e os rendimentos médios reais têm caído. Ainda, frisa a preocupante “ausência de indícios de reversão nesse contexto”. O boletim indica também que a piora dos indicadores afeta sobretudo os homens e os mais escolarizados, grupo que tende a ter papel relevante na geração da renda familiar. Os dados indicam assim que está ocorrendo uma reversão do movimento de reestruturação do mercado de trabalho observado nos anos 2000.

O boletim ainda traz uma discussão sobre o Plano de Proteção ao Emprego (PPE), terceirização e economia solidária.

Para ler mais:

Ipea analisa mercado de trabalho de todo o território nacional
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
FPA Informa - Política Social 236
FPA Informa - Política Social 236