Recuo do PIB e inflação mais alta que a média dos últimos anos têm tornado as negociações coletivas mais difíceis
Ano 3 – nº 226 – 07 de outubro de 2015
Dieese: 20 motivos para manter a valorização dos salários no Brasil
Documento lançado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na semana passada, elenca 20 motivos pelos quais os ganhos dos salários reais devem ser mantidos no Brasil.
O documento aponta que o cenário de recuo do Produto Interno Bruto (PIB) e uma inflação mais alta que a média dos últimos anos têm tornado as negociações coletivas ainda mais difíceis: como já discutimos em boletins anteriores, o desempenho das negociações no primeiro semestre de 2015 foi o pior da série histórica pesquisada pelo Dieese desde 2004, o que coloca em risco as melhorias obtidas nos últimos anos.
Algumas das razões para a manutenção dos ganhos salariais dadas no documento são as seguintes:
1. Os salários no Brasil são efetivamente muito baixos e o peso da despesa com pessoal no custo total das empresas, de modo geral, é baixo (especialmente para as grandes empresas); 2. Nem todos os setores estão em crise, e os impactos desta são muito diferenciados de setor para setor e de região para região; 3. A aplicação do ganho real nos salários possibilita a ampliação do nível de rendimentos das famílias, que tem sido o pilar da melhoria da distribuição de renda e do mercado consumidor: isso ainda pode abreviar o atual período recessivo do ciclo econômico, porque possibilita a melhoria da distribuição de renda e dos níveis de consumo; 4. Os trabalhadores, que vinham tendo ganhos reais nos últimos anos (ainda que modestos), não irão aceitar perdas sem mobilização; 5. O aumento real médio dos salários, considerando os dados do Sistema de Acompanhamento de Salários do Dieese, desde 2008, tem se mostrado inferior ao crescimento da economia.
Assim, em um momento de crise e de ajuste, a organização pressiona pela defesa da renda (e do emprego), um dos pilares das melhorias sociais conquistadas no Brasil da última década, com importantes efeitos na economia brasileira como um todo.
Para ler mais:
Vinte motivos para a manutenção de ganhos reais dos salários, Nota Técnica 149 leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.