Líder indígena Davi Kopenawa lança relato autobiográfico
‘A Queda do Céu’, escrito conjuntamente com o antropólogo Bruce Albert, será lançado no dia 1º de setembro, em São Paulo
No próximo dia 1º de setembro, em São Paulo, acontece o lançamento do livro A Queda do Céu, do líder indígena Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert. O evento, que terá bate-papo com Kopenawa e Marcos Wesley de Oliveira, indigenista do Instituto Socioambiental (ISA), será realizado no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
Em A Queda do Céu, um grande xamã e porta-voz dos yanomami oferece um relato excepcional, ao mesmo tempo testemunho autobiográfico, manifesto xamânico e libelo contra a destruição da floresta Amazônica. Publicada originalmente em francês em 2010, na prestigiosa coleção Terre Humaine, esta história traz as meditações do xamã a respeito do contato predador com o homem branco, ameaça constante para seu povo desde os anos 1960.
Ainda sobre o povo yanomami, este ano, a Fundação Perseu Abramo está produzindo dois minidocumentários. Confira o primeiro abaixo:
Saiba mais
– Hutukara Associação Yanomami
– PesquisaFPA – Indígenas no Brasil – Demandas dos povos e percepções da opinião pública