Nota da Secretaria de Cultura do PT manifesta apoio à exoneração do Secretário de Desenvolvimento de Programas e Projetos do Ministério, Sr. Roberto Pinho
Nota da Secretaria Nacional de Cultura do PT
O Partido dos Trabalhadores vem mobilizando seus militantes, dirigentes e simpatizantes da área de Cultura num esforço significativo para qualificar cada vez mais sua contribuição ao sucesso do governo Lula. Os sonhos que nos mobilizaram ao longo de duas décadas de lutas nos acompanham e nos guiam na ação do governo que conquistamos com os setores majoritários da sociedade brasileira.
Os nossos compromissos com o governo Lula são permanentes, são programáticos porque entendemos que iniciamos com ele um processo profundo e de longo prazo de mudanças na sociedade brasileira. É o que explicitamos no documento “A Imaginação a Serviço do Brasil” elaborado pelo PT em diálogo fecundo com amplos setores da sociedade brasileira. Esse documento oferece balizas importantes para o governo formular e conduzir as políticas públicas de cultura.
Desse modo, reafirmamos nosso integral apoio ao Ministro Gilberto Gil ao exonerar o Secretário de Desenvolvimento de Programas e Projetos do Ministério, Sr. Roberto Pinho, após constatação de irregularidades na coordenação do projeto das BACs, centros artísticos que serão instalados em comunidades pobres.
As repercussões do afastamento do Sr. Roberto Pinho que levaram outros membros da equipe a se demitirem, como é do conhecimento da opinião pública, exigem do Partido dos Trabalhadores a solidariedade ao Ministro e o compromisso com uma rápida solução para a “crise de gestão” apontada por ele em declaração à imprensa.
A Secretaria de Cultura do PT acompanhará atentamente os passos necessários e buscará oferecer sua melhor contribuição para a solução da crise e a continuidade das políticas públicas de cultura conduzidas pelo MinC, sem prejuízo para a sociedade brasileira.
Brasília, 18 de fevereiro de 2004.
Secretaria Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores