Segundo o relatório, desde 2008 o Brasil ocupa o lugar de maior consumidor de agrotóxicos do mundo
Ano 3 – nº 158 – 29 de abril de 2015
Abrasco: dossiê reúne dados sobre agrotóxicos e saúde
O Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos, publicado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em 2012, ganhou nova edição publicada nesta terça-feira, 28. Segundo o relatório, desde 2008 o Brasil ocupa o lugar de maior consumidor de agrotóxicos do mundo, um terço dos alimentos consumidos cotidianamente pelos brasileiros está contaminado por agrotóxicos e de 2000 a 2012 teria crescido 288% o uso de agrotóxicos no país. Tais questões justificam a preocupação pelos efeitos causados pelos agrotóxicos na saúde.
O trabalho em questão reúne informações de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais que revelam correlação entre uso de agrotóxicos e problemas de saúde, e mostram que quase toda a população está exposta a esse risco: trabalhadores das fábricas de agrotóxicos, da agricultura, da saúde pública e de outros setores; população do entorno das fábricas e das áreas agrícolas e consumidores de alimentos contaminados.
O estudo propõe 10 ações para o enfrentamento da questão do agrotóxico como um problema de saúde pública, aqui resumidas: 1. Priorizar a implantação de uma Política Nacional de Agroecologia em detrimento do financiamento público do agronegócio. 2. Impulsionar debates internacionais e o enfrentamento da concentração e oligopolização do sistema alimentar mundial. 3. Fomentar e apoiar a produção de conhecimentos e a formação técnica/científica sobre a questão dos agrotóxicos. 4. Banir os agrotóxicos já proibidos em outros países e que apresentam graves riscos à saúde humana e ao ambiente, prosseguindo para a reconversão tecnológica a uma agricultura livre de agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes químicos. 5. Rever os parâmetros de potabilidade da água definidos pelo Ministério da Saúde. 6. Proibir a pulverização aérea de agrotóxicos. 7. Suspender as isenções de impostos e contribuições concedidas aos agrotóxicos. 8. Fortalecer e ampliar as políticas de aquisição de alimentos sem agrotóxicos. 9. Fortalecer e ampliar o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Anvisa. 10. Considerar para o registro e reavaliação de agrotóxicos evidências epidemiológicas; evidências de efeitos crônicos, incluindo baixas concentrações e a multiexposição; sinais e sintomas clínicos em populações expostas; evidências anatomopatológicas e indicadores preditivos.
O Dossiê visa alertar as autoridades e a sociedade em geral para a necessidade de políticas que protejam e promovam a saúde humana e os ecossistemas, garantindo a sustentabilidade e a segurança alimentar e aliando o conhecimento científico ao popular.
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.