FPA Informa 173 – Banco Central revê projeção de crescimento para 1,6% em 2014
173
26 de junho de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Banco Central revê projeção de crescimento para 1,6% em 2014: O Banco Central divulgou nesta manhã seu relatório trimestral de inflação, onde apresenta a revisão de seu cenário para o restante do ano. Segundo o órgão, a economia brasileira deverá crescer 1,6% em 2014, fechando o ano com uma taxa de inflação próxima a 6,4%. Estes dados refletem uma expectativa de menor crescimento da indústria (que passou de previsão de crescimento de 1,5% para expectativa de retração de 0,4% no ano), particularmente devido ao mau desempenho dos setores de manufaturados e da construção civil. Por outro lado, a expectativa do Banco Central é de que o crescimento das exportações seja de 2,3% e das importações de apenas 0,6%, aumentando o saldo comercial e elevando a contribuição do setor externo para o crescimento em 2014. Quanto à inflação, a expectativa de alta de 6,4% ao final de 2014 está em linha com o cenário esperado pelo mercado financeiro.
Comentário: O mau desempenho da indústria tornou-se a preocupação central do governo brasileiro neste ano, o que explica em parte a recente medida de apoio fiscal a diversos setores industriais anunciada pelo ministro Guido Mantega. Na realidade, a indústria sofre com a concorrência externa, o câmbio valorizado, problemas de custos produtivos (principalmente ligados à excessiva burocracia do Estado brasileiro) e com o baixo crescimento internacional, que impede nossos parceiros de comprarem produtos feitos no Brasil. Este cenário, entretanto, é similar ao dos últimos anos, sendo que a diferença em 2014 é o clima de pessimismo que tomou conta de amplas parcelas do empresariado, particularmente em razão do processo eleitoral. É razoável esperar que, passadas as eleições, o ambiente de negócios se recupere e os investimentos voltem a ser realizados, mesmo que em proporção ainda menor do que a necessária para o país voltar a crescer a taxas superiores a 4%. A plena recuperação das elevadas taxas de crescimento na economia brasileira envolvem, necessariamente, uma revisão do patamar da taxa de câmbio, a reversão do cenário internacional recessivo e uma recuperação do otimismo dos empresários, que podem ser contemplados com medidas desburocratizantes (já sob estudos no atual governo) e pela ampliação do investimento público, que tende a trazer consigo o investimento privado.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPC-Fipe/Brasil
5h
FIPE
Desemprego/Brasil
9h
IBGE
Análise: Guilherme Mello, Economista
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.