Gravado debaixo dos Arcos da Lapa, na capital fluminense, o programa da tevêFPA ouviu jovens brasileiros sobre direito à cidade

A segunda edição do programa FPA Conecta teve como tema central a mobilidade urbana, na capital carioca e em todo o país, e como este tema afeta especialmente a juventude brasileira. Gravado nos Arcos da Lapa, tradicional bairro boêmio do Rio de Janeiro, o programa da Fundação Perseu Abramo (FPA) foi realizado durante a 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizada de 1º a 6 de fevereiro, com o tema “Vozes do Brasil”, também na Lapa.

Coordenado pela diretora da FPA, Luciana Mandelli, e pelo secretário nacional de juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), Jefferson Lima, esta edição do FPA Conecta teve como convidados especiais três jovens fluminenses, que relataram suas experiências e opiniões sobre diversos temas: Ana Paula, da Agência de Redes para Juventude; Jessé Andarilho, escritor do romance Fiel; e Everton Sampaio, estudante de Ciências Sociais.

Jefferson, Luciana e os convidados do II Conecta FPA

Jessé é de Antares, no Rio de Janeiro, local conhecido pelos altos índices de violência, e conta que após ler um livro sobre a favela passou a se interessar por literatura e atuar na comunidade a partir da leitura. “Escrevi meu livro dentro do busão [ônibus], no bloco de notas do celular, a partir também dos relatos das pessoas nas redes sociais”, contou. O livro foi lançado pela Editora Objetiva.

Já Ana Paula relatou que seus primeiros passos e sua relação com a cidade foram dados com a companhia da bisavó, na Tijuca. “Ela circulava a cidade o dia inteiro, de ônibus, e a gente saía agarrada no braço dela”. Ana Paula, assim como Everton Sampaio, que é deficiente visual, lutou pelo passe livre. Sampaio destacou que as empresas de ônibus se utilizam de artimanhas para frear o direito ao passe livre, e defendeu que a população da baixada fluminense possa ter maior acesso a bens culturais.

Everton, Jessé e Ana Paula: direito à cidade e mobilidade na pauta

Temas como mobilizações, homofobia, violência contra a mulher, e melhorias nos serviços públicos também foram debatidos por jovens de todo o país, que participavam da Bienal da UNE, na Lapa, no mesmo local que foi “palco das mobilizações de junho de 2013” no Rio de Janeiro, lembrou Luciana, destacando que o espaço deve ser também usado para “construir mecanismos de dialogar com a juventude e ouvir o que a galera tem a dizer também”.

Assista a íntegra do programa aqui

O FPA Conecta

O objetivo do FPA Conecta é ouvir, dialogar e reproduzir as opiniões, argumentos, avaliações e impressões de jovens ligados ao campo progressista, para que destaquem suas visões, experiências e perspectivas em relação ao processo e conjuntura política brasileiros. O programa é transmitido exclusivamente pela internet, por meio da tevêFPA, para debater temas atuais e pertinentes à juventude, incluindo vídeos, memes, textos em redes sociais, declarações, notícias e produções em novas mídias, além de políticas públicas voltadas para o segmento jovem.

As transmissões e gravações serão realizadas em diferentes estados brasileiros, dando voz às juventudes progressistas espalhadas por todo o território nacional, como demonstram as participações e interações nas redes sociais e mídias eletrônicas no último pleito.

Esta participação de jovens de outros estados poderá se dar por meio físico, ou virtual, através do Skype, Google Plus, Twitter, Facebook, dentre outros. O programa tem blocos de discussão a partir de peças multimídia, vídeos virais, memes, fotos, músicas ou notícias de interesse relativo ao tema, debate de conteúdo com os vídeos de jovens com suas considerações, ou perguntas.

Confira no Canal da FPA no Youtube as entrevistas, seminários produzidos pela tevêFPA.

Fotos internas e da capa: Marcio de Marco

`