FPA Informa 210 – Atividade cresce em agosto e inflação no atacado volta a cair em outubro
210
16 de outubro de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Atividade cresce em agosto e inflação no atacado volta a cair em outubro: O IBC-Br, índice de atividade calculado pelo Banco Central, apresentou nova alta no mês de agosto, após ter crescido 1,52% no mês de julho. Em agosto, o crescimento foi de 0,27%, puxado tanto pela alta nas vendas do varejo (1,1%) quanto pelo crescimento da produção industrial (0,7%). Com este resultado, o IBC-Br apresenta alta de 0,4% no ano (dessazonalizado) e 0,93% nos últimos doze meses. Já a inflação no atacado medida pelo IGP-10 apresentou forte retração em outubro, passando de 0,31% no mês anterior para 0,02% neste mês. A principal influência na queda da inflação é o barateamento dos alimentos e produtos agropecuários, que sairam de alta de 0,61% para apenas 0,03% em outubro. Com isso, o IGP-10 acumula alta de apenas 2,04% no ano e 2,93% em doze meses.
Comentário: Conforme informado no FPA informa de ontem, o crescimento das vendas no varejo deveriam influenciar positiviamente no resultado do crescimento do PIB no mês de agosto, fato já notado pelo IBC-Br e que deve ser confirmado pelo IBGE. Este fato é extremamente positivo, tendo em vista que a recuperação forte já havia se iniciado no mês de julho e prosseguiu em agosto, o que demonstra uma retomada do dinamismo da economia nacional. Caso o crescimento positivo se repita em setembro, o terceiro trimestre do ano será francamente positivo, acabando com qualquer conversa sobre recessão técnica que teve início com o resultado do segundo trimestre de 2014. Quanto a inflação, a queda no preço dos alimentos no atacado deve se refletir em breve nos índices de preço do varejo, arrefecendo a alta do IPCA e permitindo que o ele encerre o ano dentro da meta. Além disso, o fim da defasagem de preço dos combustíveis faz com que o governo possa evitar um aumento no preço da gasolina (ou ao menos minimizar o aumento), o que garante o cumprimento da meta deste ano até dezembro.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.