ONU: medidas para o enfrentamento da homo-lesbo-transfobia no local de trabalho
Boletim Diário de Política Social 82 – ONU: medidas para o enfrentamento da homo-lesbo-transfobia no local de trabalho
82
22 de outubro de 2014
ONU: medidas para o enfrentamento da homo-lesbo-transfobia no local de trabalho
A ONU considera que a homo-lesbo-transfobia limita direitos e liberdades – inclusive no mercado de trabalho –, bem como viola a dignidade, ataca a integridade física e provoca mortes em todo o mundo. A organização advoga pelo enfrentamento da questão, através da campanha “Livres e Iguais”, lançada este ano sob a responsabilidade do Escritório de Coordenação do Sistema ONU no Brasil e com o apoio de diversos organismos, programas e agências da entidade, bem como governos, empresas, artistas e sociedade civil.
Dentro da iniciativa da campanha “Livres e Iguais”, foi lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e por 30 representantes de empregadores, trabalhadores, governo, sindicatos e movimentos sociais ligados aos temas LGBT e HIV/AIDS o manual “Construindo a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho: combatendo a homo-lesbo-transfobia”. O documento aborda questões trabalhistas ligadas aos direitos LGBT por meio de histórias de vida de pessoas que sofreram discriminação no ambiente profissional e oferece diretrizes para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBT no mundo do trabalho.
O manual contém procedimentos simples, tais como os elencados abaixo:
1) Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito e a promoção dos direitos LGBT; 2) Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBT; 3) Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT; 4) Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBT; 5) Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBT; 6) Promover o respeito aos direitos LGBT na comunicação e marketing; 7) Promover o respeito aos direitos LGBT no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes; 8) Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBT; 9) Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBT na cadeia de valor; 10) Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBT na comunidade.
O manual pode ser uma importante ferramenta na promoção da igualdade de direitos e oportunidades no mercado de trabalho, com enfoque na população LGBT.
Manual da ONU sobre direitos LGBT incentiva cultura de inclusão nas empresas leia mais
‘Livres & Iguais’: campanha mundial da ONU conta com site em português e material para promoção de direitos humanos leia mais
Promoção dos Direitos Humanos de pessoas LGBT no Mundo do Trabalho: Construindo a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho: combatendo a homo-lesbo-transfobia leia mais
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.