Boletim Diário de Política Social 87 – Políticas públicas: Eventos internacionais discutem avaliação de políticas públicas

87

04 de novembro de 2014
Políticas públicas: Eventos internacionais discutem avaliação de políticas públicas
Durante os dias 3 e 4 de novembro, o Seminário Internacional “Registros Administrativos e Pesquisas Amostrais no Monitoramento e Avaliação de Políticas Sociais e de Superação da Pobreza”, no Rio de Janeiro (RJ), está reunindo especialistas de todo o mundo, técnicos de unidades de Monitoramento e Avaliação de áreas sociais e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), participantes do Comitê de Estatísticas Sociais, especialistas de instituições de Estatísticas Oficiais de diversos países e participantes da terceira edição da conferência Capacidades Nacionais de Avaliação (NEC).

O evento é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), IBGE, entre outros. O objetivo é debater experiências internacionais de produção de informação estatística e indicadores para monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à superação da pobreza. O seminário enfoca no papel de registros públicos e administrativos, bem como pesquisas amostrais com desenhos complexos. Ainda haverá uma oficina, no dia 5 de novembro, sobre Aprendizagem Sul-Sul em Capacidades Nacionais de Avaliação, dando continuidade ao diálogo entre países de renda média e baixa.

Ambos os eventos estão relacionados a compromissos assinados pelos participantes da terceira conferência do NEC, em 2013, quando aprovaram uma lista de 18 compromissos para o aprimoramento de estatísticas até 2015, que tem sido tratado como o “Ano Internacional da Avaliação”, inclusive por marcar o prazo final do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio atuais, devendo ser substituído por outro compromisso conjunto que dê papel central aos instrumentos de avaliação. Assim, as discussões realizadas nesses eventos são importantes para o aprimoramento de instrumentos de avaliação e na implementação de políticas públicas. Ainda nesse mês de novembro, será lançada uma discussão sobre como incorporar perspectivas e capacidades de gênero em sistemas nacionais de avaliação e monitoramento.

Para ler mais:

Especialistas e formuladores de políticas públicas discutem coleta de dados, monitoramento e avaliação  leia mais

Eval Year  leia mais

Experts and policymakers discuss data collection and monitoring and evaluation for poverty reduction leia mais

NEC Newsletter leia mais

Proposed/Agreed Actions/Commitments to Partner/Contribute Towards the Proposed EvalYear 2015 SOUTH-SOUTH SOLUTIONS  leia mais

Análise: Ana Luíza Matos de Oliveira, economista
`