Vereadores do PT convocam ato pela unidade do país
A Liderança da Bancada de Vereadores do PT de São Paulo vai realizar o ato “Somos Todos Brasileiros, Somos Todas Brasileiras – A Favor da Democracia, Contra o Preconceito”, para contrapor as mensagens xenofóbicas disseminadas pelas redes sociais contra as regiões Norte e Nordeste do país após a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. O evento acontece no próximo dia 6 de novembro, a partir das 19 horas, no plenário 1° de Maio da Câmara Municipal.
Após confirmação da vitória da candidata petista, vídeos, imagens e mensagens de teor discriminatório passaram a ser propagadas, associando os votos dos nordestinos ao benefício de programas sociais, baixa escolaridade e falta de informação.
“Durante todo o processo eleitoral, o PT foi acusado de dividir o Brasil entre ricos e pobres, o que não é verdade, já que temos construído nossos governos baseados em direitos e promoção de uma melhor qualidade de vida para toda a população. Nossa campanha foi baseada no amor e contra o ódio”, comentou o vereador Alfredinho, líder da bancada do PT.
A proposta do evento é reunir os setores da sociedade que condenam ações discriminatórias e separatistas, na perspectiva de apontar para a unidade de todos os brasileiros. Movimentos sociais, intelectuais, artistas e lideranças políticas foram convidados.
“O Norte e Nordeste foram responsáveis por 24,5 milhões de votos à presidenta Dilma, enquanto no Sul e no Sudeste o número de votos chegou a 26,6 milhões – 2,1 milhões de votos a mais. Além disso, Dilma venceu em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, três dos cinco maiores colégios eleitorais do país. Mas não há pesos diferentes para aferir os votos por estado, não existe voto certo e errado. O que existe é a opinião soberana dos brasileiros e a maioria escolheu reeleger este projeto”, explicou o líder Alfredinho.
Polêmica
No começo de outubro, em entrevista aos blogueiros Josias de Souza e Mário Magalhães, do UOL, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB), causou polêmica ao afirmar que o PT cresceu nos grotões do país, onde estariam os votos de quem classificou como “menos informados”. “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou FHC na ocasião.
Outro episódio que também ganhou destaque na imprensa foram as declarações do vereador e deputado estadual eleito Coronel Telhada (PSDB), que em sua página no Facebook sugeriu que os estados do Sul e Sudeste do Brasil deveriam iniciar um “processo de independência de um país que prefere esmola do que o trabalho, preferem a desordem ao invés da ordem, preferem o voto de cabresto do que a liberdade”. Para Telhada o governo eleito não seria uma representação do País, mas apenas daquelas regiões onde a presidenta saiu vitoriosa no pleito. “Por que devemosnos submeter a esse governo escolhido pelo Norte e Nordeste? Eles que paguem o preço sozinhos”, escreveu Telhada.
Contra as declarações de Telhada, a Bancada do PT vai apresentar no plenário uma moção em repúdio às declarações do colega e acionar a Corregedoria da Casa. “As declarações são separatistas, discriminatórias e não expressam o sentimento dos paulistas”, criticou Alfredinho.
Serviço
“Somos Todos Brasileiros, Somos Todas Brasileiras – a Favor da Democracia, Contra o Preconceito e a Discriminação”
Dia 6 de Novembro de 2014, 19 horas
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Plenário 1° de Maio – Viaduto Jacareí, 100 – 1° andar – Bela Vista
Mais Informações: Assessoria Coletiva da Bancada do PT
11 3396-4465 / 3396-4475 | [email protected]
Publicado originalmente no site do PT Municipal São Paulo