Deputado estadual pelo PT de São Paulo, João Paulo Rillo participa do programa entrevistaFPA nesta quarta-feira, dia 5, às 11h. Acompanhe a transmissão online

O deputado estadual de São Paulo pelo PT João Paulo Rillo participa do programa entrevistaFPA que acontece na próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, às 11 horas. Esta edição do entrevistaFPA será comandada por Luciana Mandelli, diretora da Fundação Perseu Abramo, com a participação do jornalista convidado, Otávio Antunes, da Liderança do PT na Assembleia Legislativa do estado.

João Paulo Rillo atua desde a juventude na cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Militante engajado, em 1995, com 18 anos, foi eleito o mais jovem presidente municipal do PT no país. Em 2000, coordenou a campanha que levou o PT a conquistar o cargo de vice-prefeito em Rio Preto e a eleger quatro vereadores.

No ano de 2004, João Paulo disputou as eleições como candidato a vereador e foi eleito entre os mais votados da cidade. Durante seu mandato, o Instituto Paulista Regional de Pesquisa realizou duas pesquisas de opinião e, em ambas, Rillo foi apontado pela população como melhor parlamentar de Rio Preto.

Deputado João Paulo Rillo no programa entrevistaFPA

Em 2008, o reconhecimento popular do trabalho de Rillo, por muito pouco, não o elegeu prefeito de São José do Rio Preto. Numa eleição disputada e cheia de controversas, ele obteve 103.967 votos contra 109.145 de seu adversário.

Rillo também foi assessor especial do Ministério do Turismo e colaborou com a implementação de uma política nacional de turismo.

Em março de 2010, João Paulo Rillo se desligou do Ministério do Turismo para se lançar candidato a deputado estadual. Foi eleito com mais de 111.800 votos. Foi indicado Líder da Minoria da Assembleia Legislativa, responsável por coordenar as ações de uma bancada de mais de 30 parlamentares em oposição ao governador Geraldo Alckmin. Preside, desde maio de 2013, a Comissão de Educação e Cultura. Integra o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e as Comissões de Justiça e Redação, de Finanças, Orçamento e Planejamento, e a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”.

Neste último pleito, Rillo foi reeleito deputado estadual.

entrevistaFPA
O programa entrevistaFPA é composto por quatro blocos de 15 minutos, sendo que o último bloco conta com perguntas enviadas pelos internautas. O programa já contou a participação do economista João Sicsú, do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, do professor Reginaldo Carmelo de Moraes, do sociólogo Jean Tible, o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, de Rosane Bertotti, da CUT, Paulo Vannuchi, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Genoíno, deputado federal, e Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo, João Pedro Stédile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

Também já participaram Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude do PT, Miriam Nobre, da Marcha Mundial das Mulheres, William Nozaki, da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo; Alessandro Melchior, da Coordenação de Políticas LGBT da Prefeitura de São Paulo; o advogado Marcelo Dias, presidente da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, do Rio de Janeiro, e o ministro Gilberto Carvalho, que falou sobre a política nacional de participação social; Antônio Silva Pinto, secretário da Promoção da Igualdade Racial da prefeitura de São Paulo, e com o ator Sergio Mamberti.

Acompanhe no Canal da FPA no Youtube a íntegra das entrevistas já realizadas.

Serviço
entrevistaFPA com João Paulo Rillo
Dia 5 de novembro, quarta-feira, 11h
Transmissão online pela tevêFPA www.fpabramo.org.br
Perguntas e comentários podem ser enviadas para [email protected]

Saiba mais sobre o programa entrevistaFPA
– Mamberti: ‘PT precisa realimentar a esperança das pessoas’

– Economista Deepak Nayyar no entrevistaFPA

– Igualdade racial precisa chegar aos territórios, diz Antonio Pinto