Governo não desacelera investimentos e gastos sociais e reduz superávit para superar crise
FPA Informa 204 – Governo não desacelera investimentos e gastos sociais e reduz superávit para superar crise
204
30 de setembro de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Governo não desacelera investimentos e gastos sociais e reduz superávit para superar crise: O resultado dos gastos e receitas primárias do mês de agosto revelou um déficit de R$ 10,422 bilhões, resultado de um crescimento da receita de 6,4% e de 12,6% da despesa, em relação a igual período de 2013. Com isso, o setor público apresenta o quarto déficit primário consecutivo, afastando a hipótese de cumprimento da meta de superávit primário do governo central de 1,55% em 2014. Considerando-se o resultado fiscal de agosto, o resultado primário do governo central hoje é de R$ 4,675 bilhões em 2014, algo em torno de 0,14% do PIB. Já no acumulado de 12 meses, o resultado se mantém próximo de 1% do PIB, marcando 0,94% no mês de agosto. O aumento dos gastos tem ligação com a ampliação no investimento do governo, que cresceu 27,4% em relação ao mesmo período de 2014.
Comentário: A decisão do governo de não realizar um ajuste recessivo nas contas públicas diante do atual cenário de desaceleração da economia (e, portanto, de queda no ritmo de crescimento da arrecadação) é um exemplo clássico de como a política fiscal deve ser utilizada de maneira anticíclica, controlando tendências demasiado altistas ou baixistas da atividade econômica. A opção por manter os investimentos sociais e, principalmente, o crescimento dos investimentos em infraestrutura (revelado pelo aumento de 45,8% nos investimentos do PAC) revela que o governo acredita que o investimento público é fundamental para a retomada do crescimento futuro da economia brasileira. As propostas de aumentar o superávit primário e reduzir os gastos públicos, em um cenário de baixo crescimento como o atual, serviriam apenas para jogar a economia brasileira em uma trajetória recessiva, afetando emprego e renda. O compromisso central do governo, neste momento, deve ser o de manter emprego, renda e investimentos em alta, ao mesmo tempo em que cuida para estabilizar a relação dívida-PIB.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.