FPA Informa 191 – Desemprego em SP volta a cair e registra apenas 4,9%
191
21 de agosto de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Desemprego em SP volta a cair e registra apenas 4,9%: A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo, divulgada nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou nova redução em julho na comparação com o mês anterior, partindo de 5,1% para 4,9%. Nas outras três regiões metropolitanas pesquisadas houve pequenos acréscimos na taxa de desemprego, mas nos casos do Rio de Janeiro (3,2% para 3,6%), Belo Horizonte (3,9% para 4,1%) e Recife (6,2% para 6,6%) as taxas do mês de julho de 2014 são inferiores as taxas registradas no mesmo mês em 2013. No caso de São Paulo, a comparação anual ainda mostra um declínio na população ocupada e na População Economicamente Ativa (PEA), enquanto a população ocupada se manteve estável. A pesquisa não possui abrangência nacional devido a greve dos servidores do IBGE que durou até meados de agosto. Sendo assim, os dados para Porto Alegre e Salvador, que completariam a pesquisa, só serão divulgados em setembro.
Comentário: A redução do desemprego segue seu curso, devendo ser confirmada (ao menos na comparação com 2013) quando os dados totais da pesquisa forem divulgados. Ao mesmo tempo, ainda é possível se observar na comparação de doze meses que a renda média real do trabalho também está apresentando alta. Apesar disso, há de se destacar que boa parte da queda do desemprego se deve à redução da População Economicamente Ativa, dado principalmente o fato de que os jovens tem estudado mais antes de adentrar o mercado de trabalho. O número de pessoas ocupadas tende a apresentar estabilidade, o que é confirmado pelo arrefecimento na velocidade de criação de novas vagas pelas pesquisas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). De qualquer forma, o mercado de trabalho vem apresentando forte resistência à desaceleração do crescimento econômico, sendo um dos fatores que pode ajudar a retomada da economia em um futuro próximo, já que garante demanda elevada e acesso ao crédito aos trabalhadores empregados.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.