FPA Informa 179 – Inflação de julho deve ficar próxima de zero
179
25 de julho de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Inflação de julho deve ficar próxima de zero: De acordo com diversos índices prévios de inflação, como o IGP-M, IPCA-15, IPC-Fipe e IPC-S, a inflação do mês de julho apresentará nova redução e deve encerrar o mês próxima de 0%. Todos os índices apresentam queda em relação ao mês anterior, sendo que as maiores partes dos indicadores do varejo apontam para preços estabilizados no mês, em decorrência principalmente da desaceleração dos preços dos alimentos. O IPC-S da terceira semana de julho divulgado ontem apresentou alta de apenas 0,16% (contra 0,33% no acumulado do mês de junho), enquanto o IPC-Fipe divulgado na manhã desta sexta-feira apresentou alta de apenas 0,11% na terceira leitura de julho. Já os preços no atacado seguem no campo negativo, com o IGP-10 apresentando deflação de 0,56% no mês de julho. Esta queda também é puxada em grande medida pela queda nos preços dos alimentos, que na segunda leitura do IGP-M do mês apresentou redução de 2% no conjunto dos preços agropecuários.
Comentário: O comportamento típico da inflação no Brasil já denunciava um mês de julho de inflação contida, mas a queda no ritmo de alta surpreendeu os analistas e deve ser tão pronunciado quanto em 2013, quando o país ainda se via em meio aos impactos dos protestos de junho. A queda acentuada nos preços dos alimentos deve seguir sendo um fator de contenção dos preços ao longo do ano, particularmente após as boas safras nacionais e internacionais, superando o início de ano difícil marcado pela seca prolongada. Por outro lado, os preços de energia e combustíveis seguem sendo os principais fatores que podem alavancar os índices de preço para cima nos próximos meses. Mesmo assim, diante da desaceleração no ritmo de crescimento e do patamar atual dos juros, é de se esperar uma contenção dos preços ao longo de 2014, que deve encerrar mais um ano com o IPCA dentro dos limites da meta estabelecida pelo governo.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPC-Fipe
9h
Fipe
Conta Corrente/Brasil
10h30
BC
Análise: Guilherme Mello, Economista
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.