O lançamento ocorreu dia 6 de maio em Santiago, com a presença da presidente do Chile, Michelle Bachelet, representantes sindicais de mais de 20 países e da CSA

O lançamento da Plataforma aconteceu no dia 6 de maio em Santiago, no Chile, com a presença da presidente do Chile, Michelle Bachelet, representantes sindicais de mais de 20 países e da CSA.

A Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas lançou, em maio, a Plataforma de Desenvolvimento das Américas. A iniciativa conta com o apoio do Escritório de Atividades para os Trabalhadores da Organização Internacional do Trabalho (ACTRAV-OIT) e da FES Sindical, projeto da Fundação Friedrich Ebert.

A PLADA é uma formação política estratégica com o valor de uma ferramenta política de luta pelos direitos trabalhistas, construída coletivamente pelo movimento dos trabalhadores da região durante os anos de 2013 e 2014. Por meio da Plataforma, o movimento sindical da região pretende apresentar suas propostas para a superação dos desequilíbrios estruturais da América Latina e Caribe, com enfoque especial no desenvolvimento sustentável. Conscientes da necessidade de aprofundar as transformações impulsionadas nos últimos anos pelos projetos políticos emancipatórios em curso no continente, a CSA elaborou uma nova ferramenta política, a Plataforma de Desenvolvimento das Américas (PLADA).

Pretende-se que a PLADA se transforme em um instrumento para a mobilização e ação política do sindicalismo frente aos distintos atores sociais e políticos, assim como frente aos governos da região para promover os conjuntos de transformações de uma perspectiva estratégica. É um instrumento que convoca os diversos atores sociais
a caminhar juntos para a construção de alternativas na disputa por uma nova hegemonia. Assim, o documento está estruturado em quatro pilares ou dimensões: Política, Econômicas, Sociais e Ambientais, que estarão articulados para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Estivera presentes 5 mil pessoas, representantes sindicais de mais de 20 países, políticos e autoridades da região. O cartaz do ato de lançamento está disponível na seção de documentos da página da CSA.