Difusão: no mês de maio militância de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão terão aulas

Os cursos de Difusão de Conhecimento, levados pela Fundação Perseu Abramo para várias capitais e cidades do país tem nova rodada de aulas no mês de maio. A militância de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão poderá participar dos cursos programados fazendo a inscrição aqui.

O curso, que já esteve no Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, é destinado a todos e todas as filiadas petistas. O objetivo é oferecer aos filiados do PT de todo o país um espaço para troca de experiências sobre gestão e políticas públicas e contribuir para a difusão do conhecimento acumulado pela Fundação Perseu Abramo.

Mais quatro estados contemplados pelo Curso de Difusão do Conhecimento

Curso de Difusão realizado em São Paulo

Os cursos vão discutir os “Projetos para o Brasil”, série elaborada pela FPA com estudos e pesquisas analíticas sobre “problemas” brasileiros, e também avaliarão dezoito temas do projeto “Ideias para o Brasil”, que compõem a o núcleo central dos temas tratados no Curso.

Para este ano, há 20 cidades-polo selecionadas para atenderem à formação de um total de 4.000 pessoas, a partir das inscrições a serem feitas pelo portal da FPA. A participação no curso não exige nível de ensino prévio, apenas o acesso à banda larga de internet por pelo menos uma hora por dia em qualquer localidade do Brasil e disponibilidade para um encontro a ser realizada em cidades-polo do país.

Em todo curso é necessário que haja o primeiro encontro presencial para a abertura, apresentação do programa e demonstração da plataforma. Depois, serão três meses de curso à distância até a realização de uma prova final para que a Fundação Perseu Abramo possa emitir um certificado de conclusão.

Desta forma, a FPA constitui uma rede nacional de troca de experiências e conhecimentos através da plataforma Blogoosfero (http://blogooesfero.cc), capaz de disponibilizar todas as informações sobre a história do Brasil, do PT e suas experiências de gestão que podem ajudar a fortalecer a luta por uma sociedade mais justa.

Mais quatro estados contemplados pelo Curso de Difusão do Conhecimento

Cursos de Difusão: investimento em formação e conhecimento

Para Luis Vitagliano, coordenador do Curso, “o mesmo não irá se preocupar em focar exclusivamente em trabalhar a Gestão Pública e o Gestor. Vamos tratar de ação política, planejamento, gestão de projetos públicos em um universo maior. Como fazer uma gestão pública e participativa de um movimento social? Como planejar um movimento político? Como se preparar e ser governo? mas também como planejar o papel de oposição?”

Em 2015 estão previstas novas vagas e um módulo avançado deste mesmo curso, para aqueles que concluiram e receberam o certificado do módulo básico. Ao todo, somados, serão 250 horas de estudos somados os dois módulos – sendo 20 horas presenciais e 230 horas a distância.

Veja datas previstas do curso de Difusão do Conhecimento
6 de maio – São Paulo (SP)
10 de maio – Salvador (BA)
14 de maio – Volta Redonda (RJ)
17 de maio – São Luis (MA)
18 de maio – Açailândia (MA)

Programa do curso está dividido em 5 núcleos temáticos
1. Introdução à Política e ao Governo
2. Metodologia de Análise e Planejamento
3. Governos Pós-Neoliberais: desafios e oportunidades
4. Projetos para o Brasil e contribuições da Fundação Perseu Abramo para o debate nacional
5. Intelectuais e formação da Cultura Brasileira: Sérgio Buarque, Caio Prado, Florestan Fernandes e Celso Furtado para entender o Brasil.

Saiba mais
FPA oferece cursos de Difusão de Conhecimento para toda militância petista

Fotos: Sérgio Silva