Convidada do entrevistaFPA, Ana Fonseca, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Unicamp, falou sobre o avanço nos indicadores sociais

Os impactos positivos dos programas sociais, e não apenas os de transferência de renda, as transformações geradas no país nos últimos anos, foram o cerne da entrevistaFPA desta segunda-feira, 14. Coordenada pelo presidente da FPA Marcio Pochmann, o programa teve como convidada a pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ana Fonseca.

“É importante frisar que o Bolsa Família não é a corporificação da política social do país, dos programas sociais. Nossa Constituição de 1988 estabeleceu um sistema público, gratuito e universal de saúde, o que causa espanto no exterior. Os objetivos da nossa República é construir uma sociedade justa e igualitária e o Bolsa Família, por exemplo, se articula com políticas de saúde e educação, que atuam para isso”, explicou Ana.

Políticas sociais ajudaram a criar círculo virtuoso no país

Ana Fonseca: “a pobreza é sobretudo escassez de bem-estar”

A pesquisadora destacou ainda o Plano Brasil Sem Miséria. “Partimos de um programa com condicionalidades de saúde e educação para um de erradicação da pobreza extrema, que atua não só na transferência de renda, mas na inclusão produtiva rural e urbana. Se fosse só uma questão de renda era fácil, mas a pobreza é sobretudo escassez de bem-estar. Não é monetária apenas, é não ter água, é não ter energia elétrica.”

Projetos para o Brasil
Graduada em História e mestre em História Social e do Trabalho pela Unicamp, doutora em História Social na área de família e relações de gênero pela Universidade de São Paulo (USP), Ana coordenou o programa Bolsa Família entre 2003 e 2004 e foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social; foi analista de Políticas Sociais da Oficina do PNUD para América Latina e o Caribe e analista de Políticas Sociais da Oficina Regional da FAO; e ainda secretária extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do MDS.

Em colaboração com a FPA, Ana é organizadora, com o professor Eduardo Fagnani, que também passou pelo entrevistaFPA (veja abaixo), dos livros Políticas Sociais, Desenvolvimento e Cidadania: Educação, seguridade social, pobreza, infraestrutura urbana e transição demográfica e Políticas Sociais, Desenvolvimento e Cidadania: Economia, distribuição da renda e mercado de trabalho, da série Projetos para o Brasil (PPB), que reuniu mais de 200 pesquisadores e especialistas com a tarefa de elaborar estudos analíticos sobre os principais obstáculos para a consecução de políticas de superação de questões estruturais e de implementação de um projeto democrático e popular.

“Estes trabalhos trazem um olhar holístico, não segmentado. É saber que a educação está ligada à saúde, à integração social, é olhar a questão social como um todo, não em suas partes”, afirmou Marcio Pochmann, sobre os livros lançados. Ana completou: “O livro é uma espécie de relatório da situação social do país, do período em que unimos desenvolvimento econômico com políticas sociais. É uma contribuição importante, mostrando que a área da saúde, da Previdência, do trabalho, da assistência social não eram vozes dissonantes, eram convergentes.” 

Volumes
Nos levantamentos coordenados por Fonseca e Fagnani são apresentadas as várias faces da questão social no Brasil e sua relação com a construção de um projeto de desenvolvimento, abordando questões que vão dos problemas relacionados à distribuição de renda e ao mercado de trabalho até aqueles referentes às políticas públicas de saúde e educação e aos desafios gerados pelas transformações demográficas e espaciais.

Em todos as questões abordadas, o pano de fundo será o da articulação entre política econômica e políticas sociais, apontando para as necessárias escolhas que devem ser feitas por aqueles que defendem um projeto de desenvolvimento de caráter democrático e popular, que tenha como centro o bem-estar dos cidadãos. Baixe aqui o primeiro e aqui o segundo volume do Políticas Sociais, Desenvolvimento e Cidadania: Educação, Seguridade Social, Pobreza, Infraestrutura Urbana e Transição Demográfica. Aqui, o volume 3.

 

Fotos: Sérgio Silva