Deputada estadual Teresa Leitão abordou o programa de governo local no encerramento das oficinas pré-Fórum Regional FPA, em Pernambuco

A exposição da deputada estadual e presidenta do PT/PE, Teresa Leitão, serviu de encerramento para as oficinas que precedem o Fórum Regional FPA – Ideias para o Brasil, edição Recife, nesta sexta-feira, 11. Sob o título Programa de governo local à luz do programa nacional e dos estudos da FPA, Teresa apresentou um receituário que dialoga com a sociedade, com ênfase à dimensão social do desenvolvimento.

“Caímos de 15º para 18º lugar no ranking nacional de IDHM, nosso crescimento foi inferior ao do resto do país na década passada, mesmo tendo crescimento de 324% nas transferências gerais de recursos federais”, explicou a deputada. “Um dos desafios hoje é a interiorização do desenvolvimento, contemplando as cadeias produtivas locais e, inclusive, criando novas cadeias”, afirmou.

Situação pernambucana debatida na Oficina dos Estados, em Recife

A oficina foi seguida por um debate, sob coordenação de Cirilo Mota, secretário de Finanças do PT/PE, e com a participação de Múcio Magalhães, secretário de Formação do PT no Estado, da diretora da FPA, Fátima Cleide, do economista e professor José Vergolino, do técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Aristides Monteiro, entre outros militantes e membros do partido.

Situação do estado
Na quinta-feira, 10, a oficina de abertura apresentou um panorama do Estado de Pernambuco nos últimos 12 anos, com uma série de dados compilados (leia aqui) sobre demografia, situação econômica e fiscal e propositura de políticas públicas, produzida pelo professor José Vergolino e pelo técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Aristides Monteiro.

Aristides Monteiro na apresentação realizada no dia 10, em Recife

“Dois projetos estruturantes se destacam nesse período: a ferrovia [Transnordestina] e a transposição [do Rio São Francisco], que irá revolucionar a agricultura e a indústria local”, destacou Vergolino. Para Aristides, a transformação do estado nos últimos anos impõe a pergunta sobre quem se beneficia do crescimento. “Estamos num caminho bom, mas, na área social, não há protagonismo. Avançamos como os outros estados.” Outro ponto de relevância levantado foram as fontes de financiamento do Estado: 75% federais nos período analisado.

Um debate se seguiu à oficina, tendo como coordenador Bruno Ribeiro, vice-presidente do PT de Pernambuco. Fátima Cleide, diretora da FPA, Tereza Leitão, deputada estadual e presidenta do PT estadual, o senador Humberto Costa e o deputado Pedro Eugênio, entre outros membros do partido, também participaram.

As oficinas
Em 2013 a FPA se lançou ao estudo da realidade e da situação dos estados brasileiros. Coordenado pela diretora Fátima Cleide, o projeto abordou vários aspectos relativos às carências, aos avanços e às dificuldades. Como forma de divulgar os resultados destes trabalhos serão realizadas oficinas antecedendo os Fóruns Regionais FPA previstos para acontecer em sete capitais ainda no primeiro semestre deste ano. Antes de cada fórum, na quinta-feira à tarde e na sexta-feira pela manhã, acontecerão mesas com a apresentação e debate sobre o estudo relativo ao Estado e debate sobre o programa de governo estadual com base nos estudos apresentados.

Estudos sobre os estados serão apresentados nas Oficinas

Leia aqui a apresentação da deputada estadual Teresa Leitão
Leia aqui as tabelas apresentadas por Aristides Monteiro e José Vergolino na Oficina sobre Pernambuco.

Veja o calendário previsto de Oficinas
24 e 25 de abril: Bahia
8 e 9 de maio: Amazonas
15 e 16 de maio: Rio Grande do Sul
22 e 23 de maio: Minas Gerais
29 e 30 de maio: Distrito Federal

Saiba mais

Oficina apresenta dados sobre a situação de Pernambuco

Oficinas debateram avanços e entraves no desenvolvimento de PE

Fórum Regional FPA – Ideias para o Brasil vai para Recife

Fórum Regional debateu desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social em Fortaleza

Fórum Regional FPA

Fotos: Sérgio Silva

`