Resoluções apontam PT mais ofensivo em 2005
Diretório Nacional debate conjuntura política nacional e o balanço das eleições municipais.
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores realizou uma reunião nos dias 20 e 21/11 em São Paulo para aprovar as resoluções sobre as eleições 2004, a criação de uma agenda de desenvolvimento para 2005 e a definição da comissão responsável pelas comemorações dos 25 anos do PT em fevereiro próximo, entre outros assuntos.
Com relação às eleições municipais, o DN avaliou os resultados como positivos tanto do ponto de vista do crescimento de prefeitos(as) e vereadores(as) eleitos(as) tanto do ponto de vista político, como registra a resolução aprovada pelos integrantes do DN: “As conquistas de novas prefeituras e o avanço do PT nas regiões Norte e Nordeste conferiram ao Partido uma presença mais nacional. O PT ampliou sua presença em pequenos e médios municípios e além disso governará o maior número de cidades com mais de 150 mil eleitores”. A íntegra da resolução está disponível no portal do PT.
Os membros da Executiva Nacional aprovaram também a resolução que trata do desenvolvimento do país. Destacando os avanços na política econômica do governo federal como a redução da vulnerabilidade externa, o superávit da balança comercial e o crescimento das exportações, o documento não deixou de ressaltar que “a estabilidade monetária e o combate à inflação são objetivos fundamentais a serem perseguidos de forma equilibrada com a promoção do crescimento econômico, com a geração de empregos e a recuperação da renda”.
Com relação às comemorações dos 25 anos do partido, ficou aprovado que a ocasião será, sobretudo, para refletir sobre as experiências vividas. “Nestes 25 anos não teve nenhum dia em que a imprensa e os jornais não trataram de fatos onde o PT era um dos protagonistas. Portanto, este nosso jubileu deve ser tratado como um momento de profundo balanço deste passado e de construção das bases do nosso futuro. Será uma grande oportunidade de dialogar com o conjunto da esquerda brasileira e mundial”, registra o documento.
PT e Governo
José Genoino, presidente do partido, participou no dia 22/11 de uma reunião com o presidente Lula e ministros em Brasília e defendeu um PT mais ofensivo no ano que vem e mais ajustado às ações do governo federal. “Discutimos a política de nossos programas sociais e a parceria do PT com os partidos aliados para juntos governarmos o Brasil. O partido tem de estar mais ajustado, mais ofensivo e mais informado das ações, dos programas e das estratégias de governo”, informou em entrevista ao Portal do PT. E ressaltou que tal comportamento não visa trazer qualquer constrangimento ao presidente Lula.
Indagado pela grande imprensa se aceitaria participar de uma reunião convocada pelo partido, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, respondeu positivamente. A reunião será realizada no início de 2005 e entre os temas a serem debatidos estão a manutenção da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) do BNDES, a facilitação para investimentos e uma programação para a recuperação real do valor do salário mínimo ao longo dos próximos anos.
Genoino descartou que o foco do encontro tenha sido o governo federal e sua política econômica. “Existem causas locais e não podemos nos escudar na política econômica para deixar de considerar as debilidades das campanhas locais, o perfil dos candidatos, as alianças”, declarou.
Com informações do Portal do PT.