Filme está previsto para meados de 2005.

O livro biográfico “Lula, o filho do Brasil” (Editora Fundação Perseu Abramo, 528 págs., R$35), escrito por Denise Paraná, será adaptado para o cinema e para a TV. O projeto estimado em 3 milhões de reais será produzido pelo renomado Luiz Carlos Barreto, e o roteiro está sendo preparado pela própria biógrafa. A estréia está prevista para 2005.

O filme será rodado em dois formatos, um longa-metragem e uma série de 5 capítulos para a televisão européia e vai mostrar a trajetória do presidente Lula do dia em que nasceu até os anos 80, com a fundação do PT. “Nosso recorte cronológico é o seguinte: começa no nascimento físico de Lula e termina no seu nascimento como personagem histórico”, explica Denise.

Segundo ela, o filme também não será político na medida que pretende explorar o lado humano, brasileiro, do biografado. “Nosso objetivo é tratar das questões essenciais da vida sobre as quais nós nos debatemos. Vamos falar sobre sentimentos que são universais, que independem de classe social. Acredito que muita gente vai se identificar com os personagens do filme, ainda que não seja brasileira e pertença a uma classe social mais elevada”, afirma.

A origem de Lula será contada sob a ótica de dona Lindú, sua mãe, e a atriz cotada para o papel é Fernanda Montenegro, que será convidada oficialmente pelo cineasta nos próximos dias. A previsão de estréia é outubro de 2005, aproveitando a realização de um evento cultural “Brésil, Brésis” (Brasil, Brasis) para marcar o ano do Brasil na França.

Mais informações sobre o livro

Leia entrevista com Denise Paraná sobre o filme

`