William Nozaki, coordenador de Promoção do Direito à Cidade, da Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo, é o entrevistado da terça-feira, 8 de abril, às 11h

A cidade de São Paulo está implementando, na gestão do petista Fernando Haddad, uma nova agenda de direitos humanos, e nela estão previstas a promoção das liberdades e o exercício da cidadania como princípios fundamentais para a desconstrução da cultura de violações.

O economista William Nozaki está à frente da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade da Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo principal promover e fortalecer uma política de ocupação do espaço público pela cidadania no município. No dia 8 de abril, terça-feira, às 11h, Nozaki participa do entrevistaFPA, programa conduzido nesta edição por Joaquim Soriano, diretor da Fundação Perseu Abramo (FPA).

Direito à Cidade na pauta do entrevistaFPA

Nozaki: tarefa de trabalhar a ocupação do espaço público urbano

A criação da Coordenação também representa uma resposta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania à cidade, marcada nas últimas gestões por diversas formas de violações dos direitos humanos e cerceamento da cidadania e liberdade. A Coordenação tem tarefas importantes como estabelecer uma política de ocupação do espaço público urbano voltada para a promoção de uma cultura de afirmação, de garantia dos direitos humanos e da cidadania nas ruas, além de promover e fortalecer a mobilização e a territorialização da política de direitos humanos e de participação social, na cidade de São Paulo, por meio da ocupação do espaço público pela cidadania.

Em novembro de 2013 o entrevistaFPA recebeu o Secretário de Direitos Humanos e Cidadania da prefeitura de São Paulo, Rogério Sotilli, que falou sobre os avanços da agenda dos Direitos Humanos, e das ações da Secretaria em São Paulo. O vídeo com a íntegra da entrevista com Sotilli pode ser visto aqui, ou no canal da FPA no Youtube.

 

entrevistaFPA

O programa entrevistaFPA é composto por quatro blocos de 15 minutos, sendo que o último bloco conta com perguntas enviadas pelos internautas.

O programa já contou a participação do economista João Sicsú, do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, do professor Reginaldo Carmelo de Moraes, do sociólogo Jean Tible, o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, de Rosane Bertotti, da CUT, Paulo Vannuchi, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Genoíno, deputado federal, e Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo, João Pedro Stédile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude do PT, e Miriam Nobre, da Marcha Mundial das Mulheres.

Serviço
entrevistaFPA com William Nozaki
8 de abril
11 horas
transmissão pela teveFPA
perguntas e comentários podem ser enviados para [email protected]