Mulheres nas ruas pela igualdade, liberdade e contra a violência
O Dia Internacional da Mulher é uma data de luta em todo o mundo, fruto da mobilização de operárias no início do século passado. Sua celebração foi proposta por Clara Zetkin, na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910, e a partir de então comemorado em diferentes datas. Em 1922, passou a ser celebrado no dia 8 de março, quando as operárias russas deram início às mobilizações da Revolução de 1917.
No dia internacional de luta das mulheres, programações variadas são anunciadas pelo movimento feminista, sindical e estudantil, além de diversas atividades organizadas por prefeituras e outros órgãos públicos. Na pauta dos atos e manifestações, além da luta contra a violência e a discriminação, está também a resistência à ofensiva do capitalismo e suas consequências para a vida das mulheres no mundo todo.
“Nesse 8 de março de 2014 renovamos nosso compromisso na luta por um mundo anticapitalista, antirracista e antilesbofóbico, por uma sociedade baseada nos valores de liberdade, igualdade, justiça, paz e solidariedade”. Leia aqui a íntegra da Carta da Marcha Mundial das Mulheres para o 8 de março de 2014.
Em São Paulo (SP), as mulheres se concentrarão neste sábado, a partir das 9 horas, no Vão Livre do Masp, com trajeto previsto até a Praça Roosevelt. Participe!