Fórum FPA: Contexto Global e o novo posicionamento brasileiro
Samuel Pinheiro Guimarães comandou o debate sobre contexto global e o novo posicionamento brasileiro
Na sala Lelia Gonzales aconteceu o debate sobre “Contexto global e o novo posicionamento brasileiro”, onde Samuel Pinheiro Guimarães – diplomata brasileiro – fez uma exposição bastante ampla sobre o contexto político e econômico mundial, no I Fórum FPA 2013 – Ideias para o Brasil. Ele discorreu também sobre como o imperialismo desconstrói seus inimigos, afim de permitir que seus interesses fluam sem maiores interferências.
“Se as pessoas têm uma visão negativa da Venezuela, se pensam que lá existe um regime ditatorial, segundo as teorias imperialistas, o governo de lá pode e deve ser derrubado, em prol da cultura ocidental,” disse Guimarães. O embaixador deu como exemplo a propaganda negativa feita pelo governo estadunidense sobre os vietcongs, à época da guerra do Vietnã: “se os vietcongs não são seres humanos como nós, todo tipo de ação contra eles é válida”.
Samuel Pinheiro participa do Fórum Ideias para o Brasil
Samuel também colocou a globalização como fenômeno irreversível, cujo início foi muitos séculos atrás, como tendência natural do capitalismo, pela necessidade de acessar novos mercados. E citou como modelo bem sucedido os métodos do governo dos Estados Unidos para uniformizar e normatizar as regras comerciais internacionais de acordo com as suas próprias regras.