Fórum FPA debate política educacional, cidadania e conquistas democráticas
Neste volume, diversas vozes atuantes no debate sobre a educação brasileira, sob a batuta de Pablo Gentili, expressarão harmonias e dissonâncias
Coordenado por Pablo Gentili, o tema faz parte de livro inédito a ser divulgado durante o Fórum, organizado pela Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores, que ocorrerá em São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro (sexta, sábado e domingo) no Espaço Immensità – Mercure Nortel (Av. Luiz Dumont Villares, 392, Santana).
Debater o Brasil! Este é o principal objetivo do I Fórum FPA 2013. Com base em publicações inéditas, que analisam com profundidade 18 temas e os 26 Estados da Federação mais o Distrito Federal, elaboradas por mais de 400 especialistas – tanto provenientes do âmbito acadêmico como com atuação nos movimentos sociais e em órgãos governamentais –, o Fórum FPA 2013 tem o objetivo de, em um mesmo espaço, reunir as boas ideias que surgiram a partir dos “Projetos Para o Brasil e Situação dos Estados” – publicações e apresentações que serão divulgadas no evento – , ouvir e debater projetos e programas para que o Brasil siga mudando.
Além do debate com base nessas publicações, o Fórum também terá espaço para atividades autogestionadas e temáticas (Mulheres, Combate ao Racismo, Cultura, Agrária, Sindical e Meio Ambiente, Direitos Humanos, entre outras), e para os demais projetos da FPA (Classes Sociais, Pesquisas, Comunicação, Ativismo Digital etc).
O Fórum é aberto e gratuito. Pretende reunir, além dos especialistas, representantes do governo, da academia, da sociedade, da juventude, de movimentos sociais, de partidos políticos, de instituições de pesquisa, de profissionais liberais, da classe artística e de sindicatos, além de gestores públicos, comunicadores e estudantes – ou seja, representantes de todas as partes que compõem este grande país, o Brasil.
Política educacional, cidadania e conquistas democráticas
Neste volume, diversas vozes atuantes no debate sobre a educação brasileira, sob a batuta de Pablo Gentili, expressarão harmonias e dissonâncias que, em seu conjunto, buscarão compor um diagnóstico sobre a situação educacional no país.
Este diagnóstico, no qual aparecerão tanto o reconhecimento dos avanços obtidos como o levantamento das insuficiências e dos principais problemas a serem superados, passará pela análise de distintas faces da educação, tais como a da participação da sociedade na luta pela ampliação desse direito e na própria elaboração de suas diretrizes; a das questões relativas a seu financiamento; a da necessária valorização dos trabalhadores do setor; a dos desafios enfrentados pelas gestões locais; a das políticas afirmativas e seu papel no combate à discriminação; e a da articulação entre os distintos níveis e modalidades educacionais.
O mosaico de opiniões e interpretações resultante apontará, como verão, para propostas fundamentais no que se refere a um projeto de educação de caráter democrático e popular, capaz de se constituir em um dos pilares de sustentação de um Brasil justo, desenvolvido e igualitário.
Fórum FPA 2013 – Ideias para o Brasil
29, 30 de novembro e 1 de dezembro
hotel Mercure São Paulo Nortel, no espaço de convenção Immensità
Av. Luís Dumont Villares, 392, Vila Guilherme
Inscrições de 11 a 22 de novembro, pelo portal da FPA (www.fpabramo.org.br/forum2013)