Emiliano convida Franklin Martins para debate em Salvador
O evento, aberto ao público, acontece no próximo dia 21, às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA.
Coordenador do Grupo de Pesquisa Comunicação e Política da UFBA, o professor, escritor, jornalista e membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo, Emiliano José traz para Salvador palestra com o ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins.
Em debate, o tema “Mídia, Democracia e Regulação”. O evento, aberto ao público, acontece no próximo dia 21, às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA.
Debatedor
Franklin de Souza Martins é jornalista político. Foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. O jornalismo está no sangue. Após percorrer 13 países africanos e entrevistar chefes de Estado, em 2013 voltou à TV com a série “Presidentes Africanos”.
Formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aos 20 anos foi eleito presidente do DCE e depois vice-presidente da União Metropolitana dos Estudantes (RJ). Combateu a ditadura integrado ao grupo guerrilheiro MR-8 e à Ação Libertadora Nacional (ALN). Participou do sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, libertando 15 opositores do regime militar. Foi preso e se exilou em Cuba, Chile e França. Voltou ao Brasil com a anistia. Como ministro, sofreu ataque da mídia porque defendeu o marco regulatório das comunicações no Brasil. Para ele, apenas os donos dos grandes grupos de comunicação ficam incomodados com o debate. O Brasil precisa urgentemente de um novo ordenamento jurídico para o setor de comunicação eletrônica, o espectro eletromagnético que inclui celular, TV portátil, redes sociais, radiodifusão e telecomunicação. Sem marco regulatório o processo de oligopolização da indústria da comunicação vai se afunilar ainda mais. Trata-se de um bem público, escasso e finito, que tem que ser repartido.
Como denúncia eu escrevi o seguinte: “O coordenador de Diversidade Sexual, ligado à Secretaria Municipal de Participação e Parceria, cujo o nome é Julian Rodrigues, está assediando moralmente seus funcionários. Quando se trata de pessoas do sexo feminino, o assédio é apenas moral (humilhação e maus tratos). Quando o funcionário ou estagiário é do sexo masculino, o assédio, além de moral, é sexual. É impossível que a Prefeitura de São Paulo mantenha num cargo de gestão uma pessoa que age dessa maneira. Penso que o afastamento imediato dessa pessoa evitaria problemas para a administração pública municipal.”
Sempre que se fala em debateComo denúncia eu escrevi o seguinte: “O coordenador de Diversidade Sexual, ligado à Secretaria Municipal de Participação e Parceria, cujo o nome é Julian Rodrigues, está assediando moralmente seus funcionários. Quando se trata de pessoas do sexo feminino, o assédio é apenas moral (humilhação e maus tratos). Quando o funcionário ou estagiário é do sexo masculino, o assédio, além de moral, é sexual. É impossível que a Prefeitura de São Paulo mantenha num cargo de gestão uma pessoa que age dessa maneira. Penso que o afastamento imediato dessa pessoa evitaria problemas para a administração pública municipal.”r comunicação, a mídia reage como se fosse um atentado à liberdade de imprensa. Um grande equívoco já que precisamos democratizar a mídia, como o resto do mundo. Temos que desinterditar o debate. Franklin Martins sabe o que fala. Foi comentarista da Rede Globo e da Bandeirantes. Como ministro-chefe da SECOM foi responsável pelo relacionamento do governo com a imprensa e pela publicidade oficial. Defendeu o projeto de uma rede nacional pública de TV.
Serviço
Emiliano recebe Franklin Martins
Tema “Mídia, Democracia e Regulação”
Dia 21 de novembro, às 19h
Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA
Transmissão online: http://www.emilianojose.com.br